Você conhece as aves de ceias que come?

As festas e ceias de fim de ano tiquetaqueando em nossas cabeças e é bem provável que você tenha comprado algumas aves específicas sem até hoje saber o que, de fato, está comendo.

Nos preparativos de Natal e Ano Novo, aparecem as famosas passas no arroz, as maçãs nas maioneses e salpicães, diversas outras frutas frescas e secas – uvas, romãs, cerejas, pêssegos, abacaxis, figos, tâmaras, damascos, além das variadas nuts.

De carnes, muitos preparam vários cortes de suínos, caprinos e até bacalhau. Nos doces, todos ressuscitam aquela piada infame do Pavê ou pacomê.

Mas… também muito típicas nessa época, certas carnes você consome acreditando que são todas iguais. Porém, há diferença não apenas nas texturas, tamanhos e preços, mas no próprio tipo de ave.

Diferenciando-as:

Venda de peru aumenta com a chegada do natal; produto está custando R$ 70  em média :: Notícias do Agronegócio - AgroOlhar
Foto in AgroOlhar

Peru: a tradição de se consumir essa ave, da espécie Meleagris Gallopavo e da família Phasianidae, também é herdada dos EUA na comemoração do Dia de Ação de Graças, que costuma acontecer um mês antes do Natal.

A coloração da carne é levemente mais escura e tende a ressecar mais, dependendo do preparo. Seu sabor é mais acentuado para o forte, típico de carnes de caça.

O que é o Chester e qual é a diferença para o peru? Veja foto da ave viva
Foto in UOL Economia

FRANGÃO MELHORADO:

Chester® (da Perdigão): sim, ele existe! Seu nome em específico é registrado como marca, mais especificamente pela Perdigão. É um super frango, incrivelmente branco e melhorado em laboratório, ou seja geneticamente modificado, através de seleção das melhores raças de frango para gerar outro com muito mais coxas e sobretudo peito. Tanto que Chester vem de chest, que se traduz “peito” em inglês. Seria uma adaptação em tradução livre e escrachada para “peitudo”.

A linhagem desse frangão foi desenvolvida justamente para ser competitiva com o Peru, que é de espécie diferente. Estas linhagens não têm o código genético modificado, portanto, não é considerado como um alimento transgênico.

Eu abordei em um quiz recente de Natal nos meus stories no Instagram, que prefiro muito mais o “Chester” ao Peru. Gosto de ambos e também os julgo igualmente como tradicionais nessas festas, porém essa ave em específico eu acho mais macia, a umidade e tempero penetram mais em sua carne.

Fiesta (da Seara) /Supreme (da Sadia) /Blesser (da Aurora)/Bruster (da LeBon): também são marcas que seguem a linha do Chester, ou seja, frangos melhorados em suas linhagens e forma de ração, desenvolvidas para ter menos gordura e melhor aproveitamento das partes nobres (coxa e peito) e reter uma textura macia dos frangos tradicionais.

imagem
Foto in Embrapa

Frango: Bem, entre a foto do frangão peitudo e o frango tradicional, já é possível reparar que o primeiro é mais parrudo que o segundo e mais próximo da fase “adulta”.

É em fases de seus crescimentos em que os frangos são abatidos e consumidos. De grosso modo, frango é aquela ave que ainda não se tornou galo. Por sua vez, somente o galo possui esporas e o frango ainda não. Outra diferença está na crista e bardela – ambas mais desenvolvidas no galo.

carretinha com churrasqueira galeto assado na brasa 🥇 【 OFERTAS 】 | Vazlon  Brasil
Foto in Vazlon Brasil

Galeto: Consequentemente, o galeto é o propenso galo que ainda não chegou à fase de frango. Sim, é um frango ainda mais jovem. É menor e aconselhável a compra conservada de forma resfriada e não congelada, justamente para a pessoa poder sentir mais a maciez da carne se comparada com a carne do frango.

É isso aí! That’s all folks! Espero que eu tenha ajudado você a desvendar melhor as principais aves natalinas. Agora, deixo ao encargo de vocês a opção de comê-los e a forma de preparo.

Mais em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/24/voce-ja-viu-um-chester-vivo-empresa-esconde-bicho-e-da-margem-a-mitos.htm / https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2014/12/peru-chester-ou-bruster-conheca-as-diferencas-entre-as-aves-que-reinam-na-ceia-de-natal-ck3hibrwf003601ll5e91rvig.html / https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/66/ave—embrapa-021 / https://meunegociodefrangoassado.com/galeto-frango-ou-galinha-caipira/ / https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-frango-e-galo/ / https://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-frango-chester-e-bruster / https://www.atribuna.com.br/cidades/um-natal-muitas-aves-veja-as-diferen%C3%A7as-1.80197 / https://agrosaber.com.br/todo-chester-e-frango-mas-nem-todo-frango-e-chester/ /