Já ouviu falar em Detox Digital?

Resultado de imagem para detox digital
in Mulheres de Quarenta

Primeiro mês já passou sobre seus olhos, fevereiro é ainda mais curto e o que você já colocou em prática para ter um bom 2021? Já reparou que nos sentimos bem e atraímos bons fluídos quando cuidamos de nossa saúde e promovemos aquela limpeza na casa, muitas vezes eliminando o que já não nos serve ou presta?

Pois bem, minha palavra de ordem para você é DESINTOXICAÇÃO. Detox e livramento de tudo o que lhe faz mal e não te agrega na vida. Sentimos o detox alimentar, para que nosso organismo não se sobrecarregue e funcione melhor, assim como promovemos o detox material, dispensando e dando outros destinos para bens que não usamos mais.

Isso vale para o digital também. A virtualidade em nossas vidas é cada vez mais frenética, como um verdadeiro Matrix.

Um mundo que exige cada vez mais de você, fazendo com que fiquemos mais tempo de nossas vidas conectados.

Em geral, costumamos acumular coisas materiais e imateriais ao longo de cada ano: objetos, sentimentos, histórias, experiências, network, amizades, etc.

E quando nos sentimos envolvidos num novo ciclo, muitíssimas pessoas adotam filosofias do Reiki, Feng Shui e até mesmo Radiestesia para limpeza de energias, chakras e o desapego de bens que ocupam espaço físico sem mais utilidade ou sequer lembrado de que ainda esteja em seu acervo, tal como aquela típica peça de roupa que não lhe cabe mais por N motivos e a zombar de você toda vez que te olha ao inanimadamente dizer: – Venci!

E o que dizer daquela papelada que espera um momentasso do seu tempo para a hora do pica-pica, rasga-rasga, amassa-amassa até seus dedos doerem? Se escritas e leituras se resumem basicamente no computador, de onde sai tanto material reciclável? Quem nunca né?!

De tempos em tempos (e não muito distantes), temos de reciclar também a nossa mente e nos aliviar daquilo que não mais nos agrega.

Se é psicológico ou não, fato é que dispensar o que não se usa mais realmente me traz leveza e momentos de recompensa. Exemplo: Quero (mas não necessito) de uma calça nova e daquele modelo de custo-benefício nunca aparece para o meu tamanho. Daí, eu revejo meu guarda-roupa e noto a existência de uma calça encalhada. Pronto! É eu doar a calça que… Eureka! E não é que surge a minha numeração para aquela calça novinha em folha?!

Comigo já aconteceu diversas vezes.

ENFIM, para que o novo apareça em sua vida, você precisa se desprender de algo que não lhe cabe mais, incluindo pessoas, infelizmente.

Humanos não são para as suas prateleiras de coleção! É como saber a hora de ceder ou de dar algo em troca. Aquele jargão de que a vida é feita de escolhas, por mais que você consiga ter o dom de abraçar o mundo.

E essa prática tem sido muito comentada também no mundo digital, especialmente nas redes sociais.

É O CHAMADO DETOX DIGITAL, consistente em você limpar mensagens cotidianas que entulham o espaço de armazenagem de celulares, tablets, notes e desktops, sei lá… bip ou qualquer coisa eletrônica que permita otimizar o desempenho de seu aparelho e até mesmo uma poluição visual.

O maior exemplo disso são aquelas mensagens de grupos em WhatsApp de Feliz Ano Novo lá de 2015 que ainda tenha guardado, provavelmente de pessoas que nem estabelece mais qualquer contato recente.

Ser acumulador de lixo é feio e no mundo digital também.

Resultado de imagem para detox digital
in Eu Sem Fronteiras

E a faxina virtual não pára por aí não!

Até conteúdos importantes merecem ser excluídos dos aparelhos que você utilizada rotineiramente.

É só fazer um filtro do que realmente é ou possa vir a ser necessário e salvar em backup. Afinal, é para isso que desenvolveram o chamado HD externo, mas que pode ser substituído por pendrives de bom estado e tamanho.

ACHOU QUE ERA SÓ ISSO?! LEDO ENGANO!

Outra forma de interpretação de desintoxicação digital é a sobrecarga e dependência que tantos smart aparelhos exercem em você. Desconectar-se também é preciso e deve ser diário e gradual. Pessoas realmente existem, são de carne e osso, as coisas que você posta são de verdade e palpáveis, você deve produzir/fabricar ou prestar um serviço que seja realmente visível e a internet não fará isso sozinha por você. Isso é, suas mãos e suas mentes devem estar também ocupadas com outros afazeres que não seja apenas interação de meias palavras, reações automáticas ou simplesmente forçar a sua visão numa tela por horas, sem perceber.

Faça exercícios físicos; execute um prato novo ou se atreva na cozinha; se identifique com algum artesanato; esboça um biografia sua manuscrita; aprenda ou aprimore o tocar de um instrumento musical; jogue carteado (sem vícios); ouse uma coreografia daquela música que você gosta tanto; faça a faxina pra lá de necessária; leia um livro; tome um banho de princesa ou aqueles rituais de beleza dignos de um spa; ressuscite Damas, Ludo; tire o pó de seu tarot ou runas; cuide de seu pequeno jardim ou horta vertical – se não tiver, pense em ter algo do tipo; nostalgie-se revendo fotos antigas. Enfim, você é de carne e osso e deve ter uma vida desvirtualizada também.

Resultado de imagem para sugadores de energia
in Roteiro de Notícias

E a sua purificação digital só estará completa quando você se permitir em reconhecer que aquele amiguinho seu na verdade não te acompanha há muito tempo, mesmo que você já tenha tomado a iniciativa de manter uma relação mais próxima, pedido por mais interação, mesmo que por conversas à distância.

Amizade ou Parentesco-Âncora ninguém merece, né?! Então deixe sua mente flutuar sem culpa e elimine os contatos de quem se aproveita de pertencer ao círculo de amizades para ficar só bisbilhotando o que você faz ou deixar de fazer, o que você compra ou deixa de comprar e por aí vai…

Queridos, ACORDEM! A vida é muito curta para alimentar vampirismo. Sim, acredito que vampiros existem. São aquelas pessoas que você mesmo permite a entrada em sua casa, em sua vida e sugam suas energias e todo o seu positivismo para que nem ela se beneficie disso. Que gosta de ver em momentos ruins e não se alegra ou se contenta com a sua alegria, que não te apoia, que não te acompanha, que te aconselha mensagens em vão e por aí vai. Pessoas que não querem contemplar o seu sucesso e conspiram contra você.

O detox digital também é útil e você deve praticar de tempos em tempos. E mesmo longe de ser uma expressão muito atual, o detox digital também tem como principal proposta fazer você ter a consciência de que qualidade não é quantidade também no convívio social que você mantém, sobretudo na internet, ainda mais com o acúmulo de redes sociais.

Não se esqueça que você é livre, inclusive para manter em sua rede social pessoas que realmente valham a pena ter por perto pelo o que são e pela consideração que elas depositam em ti.

Lembrando que esse detox não significa o mesmo do famoso comportamento de “cancelamento” de alguém, até porque o detox precede o cancelamento, o que pretendo detalhar tais nuances no final da próxima semana, tempo suficiente para você provavelmente ter digerido e praticado o que explanei aqui e o que se tem falado mundo afora.

Resultado de imagem para gif sigam me os bons

…Como diria o filósofo Chapolhim e herói de infância: “Sigam-me os bons!” e bora fazer esse detox com o coração aberto, com o que de fato não te agrega ou agrada há tempos. Isso já é uma forma de autocuidado e autovalorização!

Curtam o final de semana and Be Happy!