A verdadeira liderança feminina

Henrytado on Twitter: "FALTOU UM R GENTE É SORORIDADE"

Todos conhecem a máxima de que uma andorinha não faz verão.

Infelizmente o Brasil se mostra resistente ao pensamento retrógrado, machista e patriarcal, onde as mulheres de todas as faixas etárias ainda não compreendem que a verdadeira sororidade feminina não é uma questão de alimentar o ego ou a vaidade de outra. Não é uma questão de embelezamento ou mero apoio, mas de uma necessidade para nos fortalecermos no direito de sermos respeitadas, valorizadas em qualquer lugar, sobretudo no campo profissional. Sororidade deve ser no mínimo uma ajuda natural, recorrente e darwinista, ou seja, para sobrevivermos, temos de nos adaptar no caso de uma forma de sermos vistas.

Escreva Lola Escreva: RADFEM E TRANSATIVISMO: ALIADAS, NÃO INIMIGAS
Imagem in Escreva Lola Escreva

Somos fácil e automaticamente discriminadas no mercado de trabalho pelo simples fato de sermos mulher, principalmente porque vêem a maternidade como um empecilho ao desempenho de atividades diversas, como se não fosse suficiente o homem saber e não conseguir executar a vida de múltiplas tarefas que somos submetidas, além de fazermos tantas coisas com tantos afincos.

Não devemos esperar que um homem entenda a necessidade feminina para te ofertar algo, seja ele um serviço ou produto. Logo, é crucial que você apoie, empregue, interaja, siga, curta, ouça, comente, compartilhe, indique, reposte, compre, salve, acompanhe, sugira e promova aquilo que é feito por uma mulher, especialmente quando você já possui um laço de amizade ou coleguismo com ela.

50 frases sobre sororidade que incentivam a união entre mulheres
Imagem n Belas Mensagens

É importantíssimo que pratiquemos os verbos citados acima, não porque quer agradá-la, mas porque sabe que é o certo a se fazer.

Tomemos a mim como exemplo: diversos dos meus contatos e seguidores sabem que sou blogueira por profissão, sabem que dependo de engajamentos, sabem que faço bolos e doces para encomenda, que faço artesanatos diversos para a casa, mas poucos ou quase ninguém as divulga para me ver crescer. Isso é socialmente diabólico.

Ver uma pessoa que depende de você para pouca coisa, muitas delas sem precisar do despendimento financeiro, mas tão somente de empatia e despendimento de pouco tempo/energia e não fazer nada é realmente esperar que a lei do retorno lhe castigue.

Fazer pouco e até mesmo ignorar a expectativa de sucesso ou independência financeira de uma mulher é permitir que o ciclo de retorno de algo bom que possa parar em você também se quebre, porque aquela mensagem, aquele propósito ou aquele produto que aquela mulher poderia proporcionar a você foi neutralizado/abortado por você mesma.

14/31 sororidade sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na  empatia e companheirismo, em… | Frases para fotos sozinha, Sororidade  feminina, Mensagens
Imagem in Pinterest

Isso sem contar que esse cancelamento social revela o mais puro recalque e inveja enrustido. Então nos cabe o mantra de que para você ser uma estrela, não precisa apagar o brilho de outra.

Quantos talentos femininos foram e ainda são perdidos ou desprezados? Certamente você já deve ter se sentido assim e isso é motivo de sobra para você incentivar sua coleguinha ao lado que espera tão pouco de você!

Ou seja, mandar mensagenzinhas prontas da internet nada mais é do que uma forma preguiçosa de se fazer presente e lembrada. Não adianta em nada.

coisasdikarol Sororidade #sororidade #frases #pensamentos #frase  #pensamento #GostoDisto | Frases sobre mulheres, Frases inspiracionais,  Frases sobre liberdade
Imagem in Pinterest

Pior é quando o reconhecimento vem mais do público masculino que feminino. Não que aqui seja um discurso feminista xucro. Ao contrário. É que o recado está sendo totalmente direcionado para as mulheres. Que não apenas ouçam o significado de sororidade, mas que efetivamente a pratique. Afinal, não há como fugir da lei do retorno. Você só recebe depois de oferecer algo.

Então, se disponha em ajudar e propagar o trabalho de outra mulher. Seja a mão que impulsionará sua semelhante e ela se lembrará disso. Retribuição é uma das mais lindas dádivas humanas.

Designer cria campanha sobre desigualdade de gênero em escadas de estação |  Notícias |
A falsa ideia de meritocracia e igualdade de obstáculos/oportunidades. Imagem in
GazetaWeb

Só assim elevaremos o nível do empoderamento e da liderança feminina que tanto almejamos e questionamos. Não espere que os homens entendam isso e ajam como você agiria. Mesmo que haja boa vontade, nunca é a mesma coisa.

APOIE UMA MULHER! Menos competição e MAIS apoio!

Essa é a minha reflexão de hoje para o dito Dia Internacional da Mulher.

Facebook