Máscara natural calmante para todos os tipos de pele, inclusive para o barbear

Lavanda e camomila aromática chá seco de ervas soltas perto de ...

Como hoje é comemorado o Dia do homem e para agradar o meu público masculino também, resolvi selecionar uma boa dica de cuidado facial para a pele masculina também, principalmente para quem sofre com barbear, especialmente com a foliculite.

Foliculite, em linhas gerais, nada mais é que a inflamação causada por pelos encravados, tornando o aspecto da região barbeada irritada, pipocada e propensa à infeções.

Aliás, essa é uma ótima dica para as mulheres também que possuem a pele mais sensível e para cuidar de seus crushes também.

Mas antes de divulgar a receita tão tão tão simples, a homaiada de plantão precisa, sim seguir certas rotinas para melhorar tanto a pele lisa quando o design da barba (porque a foliculite pode causar até cicatrizes que interferirão no visual).

Eis os protocolos básicos, que já devem conhecer de trás pra frente, ainda que não apliquem:

Barba: consigli per un'ottima beard routine - Salute Buongiorno

– Usar água morna, pois amolece os pelos e a espuma de sua preferência;

– ter lâminas sempre bem higienizadas e deslizar o barbear no sentido do crescimento dos pelos;

– imediatamente finalizar o barbear com uma mistura leve de óleo e bálsamo específicos.

 

Daí, no anoitecer e com o rosto levemente lavado, você pode abusar da água termal e em seguida… aplicar minha receitinhaaaa!

Chega de enrolação:

– Ferva 2 colheres (sopa) cheias de lavanda em flor e
1 colher (sopa) cheia de camomila para
1/2 copo americano de água filtrada.
– Deixe ferver com uma tampa fechada, desligue o fogo, mantenha a infusão abafada até amornar.
– Transfira em recipiente que utilize no banho, especialmente para a sua barba e acrescente 2 colheres (sopa) cheias de argila rosa.
– Misture bem e aplique na região ainda recém barbeada até começar a secar. Lave e pronto!

*Refrigere a sobra (se houver) e use até mais uma aplicação no dia seguinte.

Aparência mais lisa, aveludada e pele melhor tratada, inclusive contra as irritações.

Lavender Botanical Drawing, Lavender Drawing, Botanical Drawing ...    Roman chamomile. From Köhler's Medizinal-Pflanzen, vol. 4. Source ...

Propriedades da lavanda e da camomila:

Então, a lavanda (do latim “lavare” que significa lavar) e a camomila possuem propriedades reconhecidas como calmantes e isso vale para o externo de nosso corpo também, diminuindo inchaços e ainda tirando aquela aparência fadigada do rosto.

Além de tranquilizar o corpo e mente (estimulando sensoriais de autocuidado), a lavanda atua como relaxante muscular, atenuando marcas de expressão e servindo ainda de anti-inflamatório e poder cicatrizante.

Já a camomila, além de ter os mesmo benefícios mencionados acima, também é um clareador de pele natural, amenizando manchas e proporcionando uma pele mais iluminada e também estimulante de colágeno, para conferir mais elasticidade e firmeza à pele.

Como consumir e quais os benefícios do chá de alfazema? - Tudo Ela   Três proibições: alegações falsas e falta de registro - Rótulos Online

Porque utilizar os chás dessas plantas?

Óbvio que o uso de propriedades concentradas em óleos essenciais potencializam muito, porém os óleos de boa procedência são mais caros quando que a maioria das pessoas imagina. Para o caso em específico, não se precisa de muito.

A receita é simples. Então suas finanças devem estar nessa mesma sintonia. Assim, comprando um pacote das flores secas de lavanda e camomila, você poderá utilizá-las tanto em cosméticos quanto na culinária.

E o pote da argila rosa também não é caro, tem um bom prazo de validade e rende muuuuito.

Outra simplificação é que esse trio de ingredientes podem ser encontrados num mesmo lugar, em casas de produtos naturais.

Argila em Pó - Pote com 100g - Casa do Sabonete

Propriedades da argila rosa:

A argila rosa, contém uma substância chamada calamina, ligada ao zinco que, por sua vez, é um minério extremamente importante no reforço das ações anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de contribuir para a diminuição da oleosidade e ajudar na formação de células da pele.

TROCANDO EM MIÚDOS…

A lavanda e camomila combatem as irritações e vermelhidões, enquanto a argila rosa intensifica todo esse processo curativo e de ação calmante.

Eu já usava essa receitinha quando notei que muitos produtos para a barba continham lavanda entre as principais composições. Explico: amo cosméticos e pesquiso muito não apenas para mim, mas para todas as pessoas e suas necessidades. Meu Sr. Maravilhoso tinha um seríssimo problema de foliculite e sentia a dor e incômodo dele. Investiguei e pude presenteá-lo com um desses produtos. DITO E FEITO !

Além de ter despertado nele um cuidado maior, porque viu que isso realmente fazia sentido, a pele melhorou e MUITO!

Então EXPERIMENTEM e façam disso uma rotina.

Viram?! Sem guerra dos sexos. Os interesses são mais unissex que pensam.

Essa é apenas uma de minhas receitinhas e …

… 🌱 natural –  🖐 artesanal – Ⓥ vegana

 

 

* Esse post não substitui exames de cado a caso e/ou cuidados médicos/dermatológicos.