Os descontinuados para além da Saudade

Semanas atrás, eu publiquei uma poesia em relação ao Dia da Saudade. Uma data dedicada para recordar a memória das pessoas que se foram, dos momentos de nossos pets em que um jamais substitui outro, das lembranças da infância, dos registros de superação, etc.

Um dia para você ouvir música sobre a saudade e espalhar aquele sentimento nostálgico que todo mundo carrega em suas mentes e corações.

Eu costumo dizer que uma das coisas que são essenciais e não costumam falhar em minha memória é a música e as fragrâncias. Tudo na vida tem uma trilha sonora e um cheiro.

Aliás, se parar para perceber, todos os 5 sentidos (audição, paladar, olfato, tato e visão) são capazes de nos trazer à tona momentos de recordações, boas ou ruins.

E, destas coisas que mais gosto, resolvo aqui abordar algo que foi muito disseminado para o #DiadaSaudade, que são os produtinhos de beleza descontinuados e que tanto desejamos que um dia retorne ao mercado, especialmente os perfumes.

Então faço aqui uma nostalgia da nostalgia, já que parte sobre descontinuados pode ser vista em outro post que publiquei há algum tempo (aqui).

E é evidente que todos os produtos que citei naquele post podem considerar  como REITERADOS.

O foco de agora são com produtos nacionais e em maior quantidade. Provavelmente, muitas de vocês nem conheçam tudo o que já usei e gostaria muito que voltasse e garanto que seria uma ótima oportunidade de conhecerem. Nada muito glamouroso, porém nada que se pudesse desprezar.

Minha irmã é parte do processo de criação desse post. Obrigada We, pela contribuição, de me ajudar nesse túnel do tempo cosmetológico.

Começando pela linha Vive La France, da Abelha Rainha, com fragrância de uva/vinho, composta de espuma em gel para ducha, banho de vinho em óleo, polpa de uva esfoliante, suflê de vinho e perfume.

Capturar

O Boticário parece quebrar recordes quando o assunto é retirar de linha grandes sucessos e fragrâncias arrojadas e diferentes, incluindo a gama de produtos que eles mantinham da Nativa Spa que hoje mais parece estar em extinção. Hoje a marca praticamente mantem solamente cosméticos de Ameixa e Baunilha… é ameixa tradicional, é ameixa negra, é flor de ameixa… baunilha de Madagascar, baunilha real, e se esqueceu da criatividade que se tinha num tempo não muito distante:

Linha de Nativa SPA Águas Marinhas (bomba efervescente sais de banho, sabonete em barra, sabonete líquido esfoliante, gel creme hidratante, loção hidratante):

nativa spa águas marinhas.jpg

Linha de Nativa SPA Guaraná (sabonete em barra, perfume, flan hidratante, creme para as mãos, creme hidratante corporal e óleo corporal bifásico) :

nativa spa guaraná.jpg

Linha de Nativa SPA Jabuticaba e Castanha do Pará: (shampoo, condicionador, óleo corporal, loção hidratante e água de colônia):

jabuticaba e castanha.jpg

Linha de Nativa SPA Melissa e Alecrim (sabonete em barra, shampoo, condicionador, gel refrescante para pernas e pés, loção hidratante, creme para as mãos, água de colônia e aromatizador de ambiente):

nativa spa melissa e alecrim.jpg

Linha de Nativa SPA Flor de Lótus (sabonete líquido e em barra, loção hidratante, óleo corporal, aromatizador de ambiente):

nativa spa flor de lótus.jpg

Linha de Nativa SPA Amora e Sândalo: (shampoo, condicionador, máscara capilar e loção hidratante):

amora e sandalo

Linha de Nativa SPA Bergamota e Flor de Laranjeira (gel para massagem, loção hidratante, sabonete líquido esfoliante, body splash, pó espumante para banho, loção efervescente hidratante e aromatizador de ambiente):

bergamota e flor de laranjeira.jpg

Linha de Nativa SPA Blueberry (ampola de loção capilar revitalizante, reparador de pontas, shampoo, condicionador, creme sem enxágue e perfume) :

nativa spa blueberry.jpg

Linha de Nativa SPA Lavanda e Benjoim (aromatizador de ambiente, creme para as mãos e bomba efervescente de sais, ) e Violeta (mousse de banho, perfume, sabonete líquido, óleo corporal, loção hidratante e sabonete em barra):

lavanda benjoim e violeta.jpg

Linha de Nativa SPA – itens isolados diversos – sabonete líquido Ervas, hidratante de banho Rosas e Cassis, gel creme de Menta e Pistache, sabonete líquido Mandarin e Damasco, máscara purificante facial Argila Verde e Kiwi, manteiga hidratante de Cacau e Frutas Vermelhas, protetor labial Hortelã e Gengibre e creme capilar sem enxágue de Algodão:

nativa spa antigos e exóticos.jpg

Isso sem contar nas linhas FUN Tropical, FUN milk (de deixar a atual linha “Cuide-se Bem Deleite” no chinelo… ou melhor, “na chón” – já que a temática aqui é nostálgica) e FUN Ice Cream:

Resultado de imagem para linha completa fun tropical o boticario

Resultado de imagem para linha completa fun milk o boticario

Resultado de imagem para linha completa fun ice cream o boticario

E tem mais do O Boticário! Não partiria para os descontinuados das próximas marcas, sem antes abordar os perfumes (femininos e masculinos) que nem dão sinal de vida de serem ressuscitados, embora os pedidos sejam muitos:

Felicitá, My Love, Ma Chérie Amie, Accordes, Lights, Acqua Brasilis, North Wind, Carpe Diem:

perfumes descontinuados boticário

Agora, a Natura também não fica muito atrás. Adorava a linha Todo dia de Flores Amarelas (sequer encontrei imagens na net)…

… de Noz Pecã e Karité que já foi maior:

natura noz pecã

Linha Todo dia, Figo:

Resultado de imagem para Linha Todo dia figo

Linha Todo dia, Pera:

Todo Dia Pera

Linha Todo dia, Framboesa e Pimenta Rosa:

todo dia pimenta rosa

Linha Todo dia, Mel e Cereais:

Resultado de imagem para Linha Todo dia, Mel e Cereais Resultado de imagem para Linha Todo dia, Mel e Cereais

Outros variados, como Hortelã e Gengibre, Iogurte de Limão

hortelã e gengibre natura.jpg Resultado de imagem para natura todo dia sabonete iogurte de limão

 

A Natura me faz deixar com saudades de fragrâncias desde a época em que se chamava L’Arc en Ciel até os dias atuais.

Eau de L’arc Ramage – Hoje – Lua e a linha Amó Xodó:

perfumes descontinuados Natura

Amó Xodó Natura

A Avon também coleciona pra mim uma diversidade de perfumes e cosméticos retirados de linha:

One Love da linha Moment (incluindo o hidratante corporal tão bom quanto) – Yessamin (que tinha o desodorante em creme super delicado) – Butterfly – Tressele – Baby Smell Brisa e os óleos corporais da linha Sensual Moments:

perfumes descontinuados avon.jpg

AVON-MOM.jpg

E o que dizer da Jequiti e seu breakfast doce corporal com a linha Sabores da Manhã (creme hidratante corporal Iogurte com Mix de Cereais, trio de sabonetes em barra Salada de Frutas, loção hidratante corporal Iogurte de Morango, loção de banho hidratante Capuccino, creme hidratante Manjar Branco + calda hidratante de Ameixas Pretas, creme hidratante de doce de leite, body splash Maçã do Amor, loção hidratante de Ambrosia, loção de Iogurte de Morango com microesferas de vitaminas, creme hidratante Mix de Cereais e loção de banho de Cappuccino)…

sabores Jequiti.jpg

… E a edição de Sabores do Verão (creme p/ as mãos Raspadinha de Groselha, loção bifásica Flan de Melancia, sabonetes em barra Refresco de Verão – melão com romã / frutas amarelas e maracujá com gengibre, sabonetes em barra Gelatina de Uva, sabonetes em barra mesclados Picolé – maçã verde, limão siciliano e maracujá, loção hidratante Sorvete de Abacaxi com Hortelã e body splash Refresco de Verão Morango e Tangerina)?

linha sabores do verão Jequiti.jpg

Quem Disse, Berenice? … que as pessoas também não sentem saudades dos perfumes retirados e até de acessórios, como o conjunto básico e colorido de pincéis versão viagem (super prático):

perfumes descontinuados quem disse berenice

6137f9452d0bc8c258e8ed545f83f1ee

L’occitane en Provence também já coleciona grandes perdidos, não bastasse a linha de mel que mencionei por ocasião do outro post de descontinuados. A saudade da vez é toda a linha facial D’Angelique que até meu noivo adorava (máscara hidratante, gel esfoliante, creme hidratante, leite hidratante, tônico, gel de limpeza, loção protetora,  gel anti-fadiga para a região dos olhos) e os cubos efervescentes para banho com óleos de menta, pinho e alecrim:

Loccitane Angélica.jpg

Resultado de imagem para sais efervescente l'occitane menta"

Automaticamente nos faz lembrar que a versão tupiniquim da grife francesa, a L’Occitane au Brésil também já deixou seus registros de descontinuados por aqui, dentre eles a linha facial de Umbú e as corporais (incluindo capilar) de Aguapé e Vitória Régia Flor da Noite (mais aqui):

Umbú.jpg

vitória régia flor da noite loccitane brésil.jpg

Resultado de imagem para o.27680 aguapé"

L’Occitane au Brésil

Há outras marcas que descontinuaram poucos produtos, mas o suficiente para causar aquela saudade, aquele impacto, aquela falta. Pra mim, é o caso da L’acqua Di Fiori com o jaz maravilhoso Vólgere Bianco e a Água de Cheiro com a sua linha da fragrância Poema (colônia, loção hidratante, óleo corporal e body splash):

Resultado de imagem para volgere bianco"

Poema Água de cheiro.jpg

Outros, vem de um mix de produtos acumulados já de décadas que, entre 2001 e 2005, possuía uma variedade gigante de perfumes, maquiagens para toda a área do rosto, produtos para o corpo, brilho labial roll-on e tudo o que possam imaginar. Retirou quase tudo, minguando até mesmo sua variedade de make em que sempre foi o ponto-chave da marca. Depois tentou voltar com o sistema de contratipos que lhe fez fama, mas sem êxito. Logo, criou algumas linhas específicas, mas que também não vingaram por muito tempo. Preferiu se restringir nas maquiagens, mas sem atingir o know-how de outrora. Estou falando da Contém 1g

2902664259_ea62ea4f62.jpg

Contratipos dos perfumes mais famosos que ia de 1 a 100 (pelo menos)…

Contratipos números Contém 1g.jpg

… além de uma ainda recente descontinuada linha intitulada C1g que eu amava (e até cheguei a comentar por aqui)  – – – fluido hidratante, perfume, body splash, iluminador perfumado, óleo corporal, hidratante, hidratante para os pés, mousse hidratante corporal, velvet hidratante.

Resultado de imagem para linha c1g"

e do I’m Model: blush + batom tint, creme fix para sombras, base, sombra em pó, perfume, gloss, corretivo em pó, blush em pó, creme para as mãos, iluminador perfumado, mousse hidratante corporal, bruma perfumada para o cabelo, hidratante, batom em bala e demaquilante.

Linha Im Model Contém 1g

Ihhhhh, para as “benininhas” que achavam que Christian Gray só apareceu em 50 tons de cinza… Sabe de nada inocente! Existia há muito tempo catálogos de uma marca que se chamava justamente Christian Gray. Eu cheguei a comprar produtinhos deles e adorava o hidratante Rosalie (talvez a linha mais famosa deles) e um hidratante de buriti que era mara (sequer encontrei imagem dele)!

Resultado de imagem para cosméticos christian gray"

Duvido que Xuxa, Angélica ou mesmo Luana Piovani usassem Monange, tal como nos comerciais, mas eu usava e muito. Só não continuo a usar justamente porque não foi mais a mesma, suas fragrâncias mais clássicas e toda uma identidade cosmetológica foi rompida, me restando apenas a saudade, sobretudo do hidratante azul clarinho, que era o meu preferido:

Resultado de imagem para hidratantes antigos da monange

Uma marca que pego no pé sempre que posso, é a Giovanna Baby. Além do GB Rosa, eu amava demais por demais mesmo o Innocence que já vi muita gente pedindo para voltar e a colorida coleção Giovanessence (adorava o verde, amarelo, azul e vermelho) que também não encontrei registros deles na internet:

Na mesma época em que eu usava e abusava do Innocence, outras colônias também eram usadas, mas não me resta nem resultados de imagens na internet para mostrar-lhes.

Eram as colônias Looney Tunes da Farmaervas, uma mais cheirosa e diferente da outra. Tinha do Pernalonga (amarelo, de Aloe Vera e Camomila), Piu-Piu (rosa, mas não consigo lembrar a fragrância), Frajola (azul, de Aloe Vera e Calêndula) e do Taz (lilás, de Aloe Vera e Sálvia). As duas últimas versões eram as que eu gostava mais.

A Vult também, na época de toda uma expansão também investiu em tratamentos faciais básicos, como os da linha Hidratti e corporais também, como os hidratantes de amora, baunilha, tutti-frutti, chocolate e morango:

Resultado de imagem para hidratti vult

70e6f869a8a8bc39cf523eb8a471f097.png

Eudora! Olha… essa é outra marca do Grupo O Boticário que pelo amor… tem mais descontinuados que produtos atuais e até futuros! Também gostaria e muito de apelos para que eles voltassem, dentre eles:

A linha “Entre 4 Paredes” (óleo de massagem Hot, algemas de pelúcia, óleo em vela de massagem Spicy, óleo em vela de massagem Petit Gateau – aqui, perfumes S e Privée, fita adesiva, cinta-liga, calda hidratante de chocolate beijável, óleo de massagem calda de caramelo, creme hidratante de chantilly, creme hidratante para os pés e venda para os olhos):

eudora 4 paredes

O trio Neo Essens (comentei aqui) de cuidado facial para pele mista e oleosa:

kit neo essens pele oleosa e mista

O creme acetinado Indulgent:

Resultado de imagem para eudora vidro roxo

A linha Aflorá – atração das pétalas de frésia e violeta – obsessão por frutas flor de maçã e lichia (mais aqui) – (óleo bifásico corporal, body splash, sabonete líquido e em barra, loção hidratante, creme para mãos e pés, manteiga corporal):

aflorá roxo eudora frésia e violeta

eudora flora de maçã

Resultado de imagem para eudora aflora iris pétalas

Voltage Purple – Aurien Nigra – Radar Soul Rio (resenhei aqui) e Elegant Cashmere:

Resultado de imagem para voltage eudora Resultado de imagem para aurien nigraeudora

375x500.28379 Resultado de imagem para linha radar rio eudora esfoliante

8ab4fb9b-5663-497a-a7ad-69f2880883fc.jpg

Tá certo que a Sephora nos tem trazido vários produtinhos mara de sua própria marca. Porém, incapaz de me fazer esquecer dos cuidados corporais deles, dentre eles:

Sephora Collection Chocolate (sais de sais, sabonete líquido cremoso em cápsula, sabonete líquido esfoliante, sabonete líquido cremoso, espuma de banho, leite hidratante, body wash spray) / Postei um pouco aqui, se lembram?

Sephora chocolate

Sephora Collection Peônia:  (loção hidratante, sabonete cremoso em cápsula, shower gel, sabonete líquido para as mãos, perfume, manteiga corporal, sabonete líquido esfoliante, sabonete cremoso, sais de banho efervescente, goma esfoliante de banho, creme aveludado) / que também já passou por aqui

Sephora peônia

Sephora Collection Lagoon:

Sephora Lagoon.jpg

Sephora Collection Blueberry:

Sephora Blueberry

A Botany & Tree,  tinha uma linha maravilhosa para o corpo e cabelo que sumiu e retornou no mercado pela Perfumes Dana, mas não por muito tempo (uma pena). Ps.: a linha de girassol era a melhor:

botany & tree

 

Nem mesmo produtos clássicos pra cabeleira fogem, como por exemplo a linha de Lanolina da Seda:

Resultado de imagem para lanolina seda

E não menos impostante, tampouco esquecido, também não poderia deixar de citar quase toda a linha do Empório Body Store que a The Body Shop desprezou ao adquirir aquela, tais como a espuma de banho Bath Milk, a linha de arruda, blueberry, amora, o mais recente sérum corporal da linha Lolita (mais aqui) e até mesmo deixando de comercializar boa parte de seus próprios produtos, dentre eles o de blueberry, manga (resenha do lip balm aqui), laranja (satsuma) e mel (honeymania), com resenha da manteiga que já passou por aqui também:

produtos body store

blueberry body store.jpg

presente-2012.jpg

be718-serum-corporal-lolita-emporio-body-store.jpg

body shop laranja.jpg

blueberry the body shop.jpg

the body shop manga.jpg

honeymania.jpg

 

E você? Do que mais sente falta?