Gnocchi de mandioquinha, recheado de brie com mel e molho de sálvia

Tinha vontade de reproduzir esse prato desde quando o provei no restaurante Santinho (pertencente ao grupo Capim Santo), lá no Museu da Casa Brasileira, durante o jantar de anúncio de vencedor ao Prêmio GIA.

20190223_120028

 

Uma marmitinha de amostra grátis que levei até o meu namorido

 

Com jeitão italiano (massas e molhos), mas sabores e ingredientes franco-abrasileirado rsrsrsrs (por conta da mandioquinha e do queijo com agridoce), ele se torna uma ótima opção de sair do tradicional mas com requinte e sabor marcante, embora paradoxalmente leve.

Já adianto que a massa não fica pesada e a presença da sálvia apenas no molho garante uma ajuda a digestão com apenas algumas folhas.

E não é pra menos, já que essa planta aromática tem sua etimologia reporta ao latim salvi, que significa salvar, também atrelado à forma de limpeza do corpo e espírito.

Um pouco de suas propriedades com apelo ao mundo da beleza já foi citado por aqui. Então, falar de sálvia no blog já não é novidade.

Para quem já possui problema no aparelho digestivo, é recomendável se consultar com um gastroenterologista sobre o uso ou não da planta na sua alimentação.

Fato é que ele NÃO deve ser consumido durante a gravidez (é abortivo) e amamentação ou ainda quando se faz tratamentos hormonais, face a sua potência no organismo sobretudo da mulher por também poder aliviar desconfortos menstruais.

 

20190223_121406

marmitinha embrulhada de forma improvisada porque a ideia me veio na hora.

Até então eu NUNCA tinha utilizado sálvia na cozinha, além de ser uma erva aromática/tempero não tão comum de se encontrar em supermercado.

Outra curiosidade é que eu ODEIO (por mais incrível que pareça) mandioquinha, principalmente o cheiro dela quando cozida na panela, assim como também não como na maioria de pratos com o tal tubérculo. Mas adoro mandioca.

PORÉÉMMM… quando adicionada às massas, tal como o famigerado brioche e pães de mandioquinha eu já costumo ser mais tolerante e me surpreendi ao provar na versão mais “polpettonada” do gnocchi (ou nhoque para muitos).

A farinha, semolina e demais temperos a gosto que usei na massa ajudaram a amenizar o sabor da mandioquinha (mas ainda fica marcante), também aliado ao sabor do recheio (sou viciada em queijo, gente) e molho.

Ahhh o molho… o sabor ficou incrível, modéstia à parte e com uma versão bem mais barata, pois não utilizei o creme de leite fresco que originalmente compõe a lista de ingredientes.

Eu encontrei diversas variantes nas receitas que “googlei”, quer para ingredientes quer para modo de preparo.

Então resolvi unificar alguns ingredientes que tinham nexo com o pouco que sei comandar do fogão e preparar pelo método que notei ser mais utilizado, já que existiam versões de cozinhá-lo como gnocchi ou macarrão ou ainda levado ao forno. Não me senti segura para isso, já que o recheio é delicado e úmido.

 

EIS O RESULTADO!

gnochhi mandioquinha brie mel salvia

Não muito esbelto porque serei sincera… a intenção nem era tirar a foto, mas o furucucú é maior porque ficou MUITO BOM MESMO (adoro acertar de primeira) e me achei confiante de aqui resenhar para vocês.

 

Ingredientes

Para a Massa:

500 gr. de mandioquinha cozida e espremida
½ xícara (chá) de farinha de trigo
50 gramas de semolina
10 gramas de sal e pimenta do reino a gosto

Para o Recheio:

200 gramas de queijo brie picado
10 gramas de mel e noz moscada a gosto.

Para o Molho:

2 a 3 dentes de alho amassado
½ cebola picada
13 folhas maiores de sálvia
2 copos americanos de leite
Sal, azeite, mel e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Para a Massa:

Asse  a mandioquinha em papel alumínio até ficar extremamente mole (+ ou – 40 min. em fogo baixo). Esprema-os em seguida (não deixe esfriar).

Misture todos os ingredientes da massa aos poucos e com a ponta dos dedos. Reserve.

 

Para o Recheio:

Pique o queijo brie com o mel, coloque um pouco de sal e noz moscada a gosto.

 

Para o Molho:

Em uma panela com azeite refogue o alho, a cebola e as folhas de sálvia, junte o leite aos poucos, inclua os seus temperos, incluindo o mel e reduza em fogo brando até a sua preferência (recomendo não deixá-la grossa).

 

Para a Montagem:

Em colheradas abra a massa lisa em sua mão, adicione o recheio no centro, boleie, achate e coloque em uma frigideira tipo tacho untada com margarina, dourando em cada lado.

Faça uma cama do molho (com as folhas já apuradas de sálvia retiradas) em um prato, disponha os gnocchis e regue mais uma porção do molho.

Decore com folhas de sálvia e sirva.

Rendimento: 21 unidades cravadas.

 

Mais em:

https://www.google.com.br/url?sa=i&source=web&cd=&ved=2ahUKEwis3IvVuuzgAhX1HbkGHfHVAxoQzPwBegQIARAC&url=https%3A%2F%2Fwww.remedio-caseiro.com%2Fsalvia-os-beneficios-dessa-planta-medicinal-e-ornamental%2F&psig=AOvVaw1jGI1jRLNiblwAuAdj2hBF&ust=1551925371368249

https://www.google.com.br/amp/s/melhorcomsaude.com.br/infusao-salvia-abdomen-enxuto/amp/

https://www.tuasaude.com/salvia/