Influent Minds – meu ponto de vista nessa 4ª edição e a lista dos micro influenciadores premiados

20190123_224219

Por motivos pessoais que priorizo por demais, eu não pude acompanhar o deslindar do evento que como tantos outros iniciou com atraso, mas longe de significar a importância, incentivo e prestígio que sinto sobretudo aos influencers vencedores ao prêmio.

Ainda assim os dois primeiros painéis por mim assistidos puderam ser muito esclarecedores para mim, tanto no viés positivo quanto negativo.

Sim… eu sou uma pessoa que gosto de ver o lado bom das coisas e reverter pontos negativos em positivos na minha vida.

Nesse mesmo raciocínio, tudo o que vejo ou ouço serve de absorção de inspirações e aprendizados constantes.

Por isso, até a propaganda dos 116 anos da FECAP (lugar que abrigou o evento) que soltaram para abertura dos trabalhos me reacendeu a importância de reviver nossas trajetórias para sabermos o melhor momento ou caminho de nos projetarmos no presente e futuro. Tudo aliado ao não arrependimento das lições absorvidas, em que o saber é a melhor forma de sermos gratos com nós mesmos.

CASTING DO 1º PAINEL:

O primeiro circuito de workshops foi mediado por Marcelo Cardial, diretor e publisher do CECOM e idealizador do Influent Minds.

No debate estavam:

– – – Ana Jacobs –  fundadora do CBBlogers e seus desmembramentos: CBB Digital, agência de branding e assessoria de influenciadores digitais, desde 2015 e outro focado para a produção de vídeos para empresas, surgido em 2017;

– – – Isabela Ventura – presente no mercado da blogosfera e mundo digital há 10 anos, passando pelo Buscapé, Lomadee e, atualmente (9 meses), CEO da Squid;

– – – Luisa Amalfi –  gestora de pesquisa em marketing de influência da Airfluencers;

– – – Simone Aline – sócia e fundadora do EBSA (Encontro Blogueiras S.A), uma das maiores concentrações de compartilhamento de interesses voltados à blogosfera no Rio de Janeiro (precisa ter em SP, hein);

– – –  Talita Lombardi – sócia e COO da Influu, já conhecido conectador entre marcas e  influenciadores, auxiliando este na criação de conteúdo, educando-os para monetização em blogs e redes sociais, especialmente o You Tube.

20190119_095639(0).jpg

CONTEÚDO DO 1º PAINEL:

Notei que o público em geral e confesso que eu pertencia a essa  fatia, sentiu que o evento mais parecia querer fisgar blogueiros a contratarem agências de publicidade ali participantes, diga-se de passagens já integrarem a programação de edições anteriores), como se este fosse o caminho amarrado e sem alternativas para que o leque de acessibilidade de empresa e seguidores pudesse ser concretizada.

Isso porque o título desse primeiro talk, “Plataformas e Castings – Como os microinfluenciadores podem rentabilizar seu negócio”, induzia os caminhos que os próprios influencers precisam percorrer para visibilidade e monetização de forma mais natural, ou seja, através de carreira-solo mesmo.

Boa parte do circuito se embasou no que estas agências fazem ou deixam de fazer na hora da escolha de um blogueiro para promoção de determinada marca, produto e/ou serviço e, assim, moldá-lo e remunerá-lo, num relacionamento típico existente entre terceirização que resumirei aqui com uma geometria mais simplificada:

relação marca - agência e blogueiro.JPG

Ainda assim, o evento foi esclarecedor para muitos aspectos, especialmente nas ferramentas de buscas que agências de publicidades  e marketing digital, bem como assessorias de imprensa têm nas mãos para localizar propensos blogueiros, tais como:

 

  • conceito divisório entre criador de conteúdo versus influencer (OPA! eu carrego as duas funções, hein);

 

  • possuir responsabilidade nos atos praticados e unir isso à publicidade, com melhora do nível de confiabilidade;

 

  • avaliação semântica em relação à posts coerentes e/ou se aborda temas polêmicos;

 

  • a média de curtidas, seguidores, horários de maior desempenho em suas redes, bem como nível de comentários e tags utilizadas;

 

  • frequência e volume de conteúdos publicados;

 

  • manutenção de Mídia Kit (o meu está em confecção, admito) e sem delongas;

 

  • erros de português, que mesmo assim tem sido tolerado por patrocinadores a depender do engajamento do blogueiro com o seu público (o chamado fator “humanidade” e criatividade a imperar);

 

  • não fazer uso da compra de curtidas e/ou seguidores falsos;

 

  • ter uma visão e vontade de empreender, inclusive com histórico de intentar propostas diretamente com alguma marca;

 

  • capacidade de campanha em  co-criação com as empresa patrocinadoras.

 

CASTING DO 2º PAINEL:

Neste segundo bloco, a Influent Minds tivera como moderado, Michel Blanco, gerente de relações com a mídia da Natura e no palco:

 – – – Adrianne Elias – CEO da CoCreators;

– – – Angelo Perosa – sócio-Diretor da A2ad Comunicação;

– – – Daniela Giuntini – diretora de Atendimento da JeffreyGroup;

– – – Diego Olavarria – gerente da área Digital da Llorente & Cuenca no Brasil;

– – – Larissa Lago – gerente de Marketing da Planin

20190119_113455.jpg

CONTEÚDO DO 2º PAINEL:

A temática, “Como as agências podem contribuir com os micro influencers”, foi praticamente uma continuidade com o bate-papo anterior, mas com um toque de autoajuda, no sentido de suas existências servirem para somar e flexibilizar ideais que comungue com a personalidade do influencer, mas de sobretudo fazer transparecer no próprio blogueiro o seu poder de influência e de como saber lidar no ambiente digital.

… Aliás, tal poder de influência já é nato ao Homem que necessita conviver em sociedade, mesmo com seu ego individualista por essência.

Infelizmente eu não pude ficar para o 3º talk e efetiva entrega dos prêmios por incompatibilidade de horário relatado acima.

Porém, eis a lista dos vencedores para que também possam acompanhá-los, sendo assim considerados como os micro influenciadores mais relevantes do Brasil e, entre parênteses, as categorias que os ajudaram a estar onde estão:

Mayara Sá, Apto. 161 – (Arquitetura e Urbanismo)

Paola Cury (Arquitetura e Urbanismo)

Maria Clara Araújo (Ativismo)

Spartakus Santiago (Ativismo)

Márcio Murta (Automobilismo)

Caroline Clarke (Automobilismo)

Adriele Caldeira (Automobilismo)

Tammy Sloty (Beleza)

Junior Barreiros (Beleza)

Carina Soares (Beleza)

Mega Curioso (Conhecimento e curiosidades)

Ponto de Comum (Conhecimento e curiosidades)

Olá Ciência (Conhecimento e curiosidades)

Fatos e Curiosidade (Conhecimento e curiosidades)

Reforma em Casa, by Lara e Rico (Decoração)

DIY Decoração por Beto Nóbrega (Decoração)

Cafofo do Dani (Decoração)

Apto 203ª(Decoração)

Maiara Xavier, A Rica Simplicidade (Economia)

Finanças Femininas com Carol Sandler (Economia)

Canal do Holder (Economia)

Carina Fragozo (Educação)

Salvando Vidinhas (Educação)

Matemática com prof. Abraão (Educação)

Repartição Jurídica por Sarah Ferreira (Empreendedorismo)

Camila Achutti (Empreendedorismo)

Coach Raquell Menezes (Empreendedorismo)

Paizinho, Vírgula! (Família)

Lápis de Mãe (Família)

Francielle Loss (Família)

Toga Voadora (Entretenimento)

Coxinha Nerd (Entretenimento)

Série Maníacos (Entretenimento)

Larissa Fabrini (Esporte)

Rubinho – R1 (Esporte)

Pâmella Oliveira OLY (Esporte)

Roberta Ruiz (Esporte)

Bella Lopes, CrossFit (Fitness)

Gabriela Bahia (Fitness)

Luiza Marques (Fitness)

Nero Oficial (Games)

ERA Games (Games)

MayogaX (Games)

God Games (Games)

Cozinhe Comigo, Cozinha da Fernanda Martini (Gastronomia)

Underchef (Gastronomia)

Clarissa Dias (Gastronomia)

Book.ster por Pedro Pacífico (Literatura)

Literature-se, Mell Ferraz (Literatura)

LeituraTerapia (Literatura)

Mona Soares (Meio ambiente)

Cristal Muniz (Meio ambiente)

Fe Cortez (Meio ambiente)

Marcela Tumas (Moda)

Yasmim Fassbinder (Moda)

Nati Lombardi (Moda)

Malía (Música)

Thathi (Música)

Marina Goldbarb (Música)

Miss Fofinha (Pets)

Théo (Pets)

Halina Medina (Pets)

Berenice, a Berê (Pets)

Dra. Clara Morena (Saúde)

Dra. Andrezza Hoffmann, M.D. (Saúde)

Priscila Medeiros (Saúde)

Dr. Felipe Rossi (Saúde)

Criptomaníacos (Tecnologia)

Código Fonte TV (Tecnologia)

André Martins (Tecnologia)

Chapinha na Mala, Fernanda Larini (Viagem)

Bellas on the Road (Viagem)

Fernanda Rezende (Viagem)

20190125_003844

Minha cara de super disposta para alavancar ideias para diversas  empresas. Vamos co-criar?

Mais em: https://premiomicroinfluenciadores.com.br/

 

Anúncios