DIY da FARTURA

 

Essa é uma dica de artesanato simples e que com certeza todo mundo já viu por aí, que é a de aproveitar certos mantimentos que você não consegue dar conta sozinho e não pode vê-los estragar ou ficar com certo ranço em preparar algo que já esteja envelhecido embora tecnicamente não vencido.

Eis também uma ótima forma de se utilizar da cultura milenar de outras civilizações que cultuavam colheitas de certos grãos, ligando-os à obtenção da prosperidade (o que não deixa de ser verdade), tal como o milho para a civilização Maia, a chia aos Incas e também Astecas, o enriquecimento de São Paulo com o café e por aí vai.

 

Além de prosperidade, os grãos também estão relacionados à proteção e germinação de novas vidas, não somente de constituição de família, mas também como renascimento de ideais.

 

Afinal, comida é o que nos garante para termos saúde e vigor de todo dia; sustento do corpo e de alma.

 

E, mentalmente, é uma forma de você utilizar destes alimentos crus para refletir sobre o aproveitamento de alimentos a praticar o menor número possível de desperdício, tal como aqueles feijãozinhos descartados da sua seleção para o cozimento, por exemplo.

                 Resultado de imagem para cesto da fartura artesanato com grãos

Vi através do site Talismã Artesanatos, por exemplo, que eles vendem uma versão de panela da sorte com grãos incrementados com pedras e outros símbolos.

 

Esta DIY não apenas pode lhe servir como fonte de renda ou apenas um simples e bonito adorno, mas também não deixa para trás a sua atmosfera de simpatia, sobretudo da cultura cigana.

Enfim essa é a dica para esse começo de ano, no estilo dos exemplos mostrados acima e que é muito simples:

ANTES DE TUDO! A cada etapa do artesanato, sugere-se que você mentalize que o sustento e o alimento nunca falte em sua casa.

 

1 – Utilize qualquer vasilhame pequenino ou cestinho de palha ou ainda de vime bem limpo e o decore ou encape com retalho de tecido;

2 – Em seguida reúna vários tipos de grãos, tais como o trigo, arroz, feijão, lentilha, ervilha, café, grão de bico, soja, etc e/ou ainda algumas sementes/cereais (também rotuladas como grãos), como os de girassol, linhaça, gergelim, quinoa, amaranto,  e amontoe uns aos outros de cada grupo de grãos com auxílio de cola quente até avolumar de quase transbordar o cestinho/recipiente;

3 – Depois é só pincelar verniz de brilho sobre todos os grãos e permitir que seque bem.

Pronto aí está um ótimo item decorativo duradouro, que não ocupe muito espaço, além de ser fácil de fazer e que simbolize diversificação,  fartura alimentar e prosperidade financeira.

 

Outra dica é utilizar fitas ou retalhos bem arrematados de tecido para se fazer um singelo laço em um dos lados da alça da cesta.

Para quem quiser mais de  toda essa representatividade, pode também se inspirar em outros adornos que podemos fazer com aproveitamento de grãos e sementes:

         Resultado de imagem para mandala de grão  Resultado de imagem para mandala de grão

Resultado de imagem para decoração com grãos e semente  Imagem relacionada

Imagem relacionada  Resultado de imagem para decoração com grãos

Imagem relacionada Imagem relacionada Imagem relacionada

Resultado de imagem para decoração com grãos e semente   Imagem relacionada

Resultado de imagem para decoração com grãos

Especiarias e nuts também são bem-vindas. O ideal nas nuts é manter as cascas intactas e uní-las novamente com cola quente, tal como nos enfeites natalinos que já ensinei aqui.

 

Imagem relacionada

Imagem relacionada

 

 

Agora, é só mentalizar o melhor para si sem detrimento de outrem e segui em frente em mais um ano que se inicia. UMA   ÓTIMA  COLHEITA  A  TODOS  NÓS !

 

Mais sobre as reverências de grãos pelas civilizações e demais culturas em:

https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/maias-religiao.htm

Quais são os principais deuses maias?

https://www.sohistoria.com.br/ef2/maias/

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/04/120407_supercomida_dg

https://www.vidaativa.pt/a/cuidados-a-ter-no-consumo-de-sementes-de-chia/

https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/o-que-sao-graos-ancestrais/

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cafe/noticia/2017/01/cafe-o-grao-que-transformou-sao-paulo-em-metropole.html

http://www.capital.sp.gov.br/cidadao/cultura/roteiros-tematicos/o-cafe-e-a-historia-da-cidade

 

 

Anúncios