Marie et Louis Saboaria Natural – 1º Recebidos do ano

Olá minhas queridas vespas, tudo bem?!

2019 está sendo produtivo para vocês? Para mim ele vem caminhando com muitas novidades, incluindo no freio do comportamento frenético de consumo, sobretudo envolvendo beleza e bem-estar.

Logo no segundo dia do ano eu tive a honra de conhecer Maria Cristina Horst 👏 👏 👏 – a brilhante produtora dos encantadores e variadíssimos sabonetes artesanais naturais, baseado em técnicas antigas de saponificação com manteigas e óleos vegetais, além das essências que eu já adianto serem perceptíveis e muito suaves ao mesmo tempo,  permitindo, dessa forma, agradar a mais pessoas.

É uma grande paixão que evoluiu de um hobby para um verdadeiro a aplaudido ofício. E o melhor de tudo: literalmente feito com as próprias mãos que bem executam uma mente sã porém inquieta à criatividade e empreendedorismo.

Compartilhar interesses e fomento de empreendedorismo nos mais diversos tipos de parcerias é mais que um encontro de ideias, mas o fortalecimento de espírito de galgar reconhecimento e propriedade naquilo que se tem vocação, com a certeza de merecimento à valoração.

A sintonia de nosso encontro foi tão recompensadora, harmoniosa e descontraída quanto desfrutar de seu sorvete favorito, tal como sacramentado no Le Botteghe Di Leonardo (para quem ficou curioso, eu como uma esquila humanizada, não resiste ao gelato de pistache e castanha-do-Pará):

20190102_170327

Maria Cristina Horst e eu com sabonetes artesanais após conversas após colheradas e risadas com sorvetes, sugestivamente artesanais também.

 

 

 

Como dito no vídeo que disponibilizei no meu canal do You Tube, muito me chamou atenção pela forma de como os sabonetes se apresentam, com ondulações também finalizadas com ativos secos que identificam seus principais ingredientes, muito encontradas também em saboarias dos Estados Unidos (estas com abuso maior de cores) e espanholas, esta última de onde também vem muita inspiração para tais criações:

 

 

 

 

 

 

 

 

FORMA E CONTEÚDO:

Como blogueira e consumidora posso bem pontuar que os toques de ar rústico (sobretudo na espessura dos sabões), cumulados com ingredientes naturais e a marca cravada nos sabonetes com carimbos personalizados tornam os produtos mais agradáveis aos olhos, antecipando a sensação de bem-estar e zelo, não obstante a dedicação de Horst em cursos capacitantes e resguardo com os ingredientes que adquire para produção dessas belezuras.

Diferentemente daqueles sabonetes com os chamados leites hidratantes… todos eles têm suas consideráveis cremosidades, ou seja, não tem aquele aspecto glicerinado por completo (que na verdade acaba sendo uma questão de opção de quem consome – não quero aqui desprezar porque gosto muito também), mas com a propostas de não sumir de sua saboneteira com rapidez.

Só a amostra me foi capaz de render 10 banhos. Agora imagine a versão tradicional?!

Além de cremosos, eles não possuem parabenos e sulfatos que promovem limpeza e conservação dos produtos de forma mais barata e agressiva.

Por isso sua espumação é muito boa, porém suave e a validade é de alguns meses (estes que me foram entregues estão válidos até maio. São os chamados cosméticos frescos.

Isso permite que a exploração de ativos, produção dos produtos e seu consumo seja mais pontual, sem desperdícios, mas que permita um tempo razoável para ser usado nos banhos diários. Estamos diante do louvável consumo sustentável e consciente, que não dá guarida para exageros.

Estes são os aspectos em comum entre todos os sabonetes recebidos e em uso.

Agora vamos para as ponderações isoladas e suas composições?

Sabonete de lavanda:

 

 

 

 

 

 

Seu perfume e suas propriedades estão por toda parte, presente nos mais variados cosméticos femininos e masculinos. Para quem não sabe, a função calmante da lavanda ajuda consideravelmente o trato no barbear, incluindo as foliculites.

A sensação relaxante e de total bem-estar com o uso de se sabão refletiu no pós banho, ao aumentar o tempo de sono e vontade de dormir.

 

 

No primeiro domingo de uso eu consegui a façanha de poder tirar uma sesta de até sonhar! Coisa que raramente faço.

Transfere uma sensação de muita tranquilidade.

lavanda e zinco.jpg

lavanda em destaque e o sabão de zinco ao fundo

 

Sabonete de Zinco:

 

 

Indicativo para melhor assepsia infantil (bem sugestiva na imagem acima) eu ainda assim consegui sentir um cheirinho nesse sabonete, de textura esfoliante quase imperceptível (bem fininha) e sem excessos de partículas.

Esse sabonete eu deixei mais para ser usado em meu rosto porque senti muita diferença ao tirar a oleosidade excessiva da pele e sem ressecá-la, dando ainda uma leve sensação de firmeza na face, sobretudo em minhas bochechas de Kiko.

Notei esse resultado em todas as vezes que utilizei o sabão com zinco, mineral esse que possui ação anti-inflamatória, antipruriginosa, antisséptica e cicatrizante. Ótima contra irritações cutâneas e famosa nas pomadas de bebês. Tem ainda capacidade para servir  como adstringente.

Proporcionou maior vigor em minha pele.

Composição do Sabonete de ZINCO:

Olea europaea oil, aqua, sodium hidroxide, elaeis guineenses oil, zinc oxide, caprae lac, elaeis guineenses kernel oil, vitis vinífera seed oil, stearic acid, tocopherol, others.

Rosa Mosqueta e Argila Rosa:

 

 

 

 

View this post on Instagram

OUTUBRO ROSA A @marieetlouissaboaria também veste a camisa rosa e conscientiza as pessoas da importância da prevenção do Câncer de Mama! Em homenagem a esse mês, desenvolvemos, junto à Dra. @xenia_carla, nosso Sabão de Rosa Mosqueta e Argila Rosa. O Óleo de Rosa Mosqueta é ótimo para a pele ressecada. É anti-inflamatório, anti-oxidante e cicatrizante. A argila rosa, é uma mistura da argila vermelha com a branca, que agrega o que existe de melhor nas duas, resultando em uma argila suave, indicada para peles mais sensíveis e delicadas. O aroma desse sabão vem dos óleos essenciais de rosa do damasco, gerânios e hortelã pimenta. A associação desses componentes, faz com que nosso sabão seja delicado com sua pele, podendo ser usado todos os dias! . . . #outubrorosa #previnase #pinkoctober #allnatural #artisansoap #coldprocesssoap #cpsoap #feitoamao #handcrafted #handmade #handmadesoap #naturalsoap #oleosessenciais #oliveoilsoap #sabao #sabaonatural #sabaoartesanal #saboaria #saboariaartesanal #sabonete #saboneteartesanal #soap

A post shared by Marie et Louis Saboaria (@marieetlouissaboaria) on

O cheirinho de rosas damascena é presente e se mostra peculiar, mas o olfato ao final é mesmo acentuado pelo frescor da hortelã-pimenta.

Uma boa opção para desfrutar da delicadeza da aromaterapia em climas quentes. Um banho floral mentolado, mas que não deixa na pele aquela sensação gelada (que eu também gosto, já que nestes últimos dias de calorão eu tenho recorrido ao banho de louco, ou seja, chuveiro desligado).

A argila rosa também é muito famosa no trato calmante de irritabilidade da pele, proporcionando um toque sutilmente macio e aveludado.

Detalhe: as mini rosas que compunham a estética do sabonete acabaram por também concentrar o leve perfume. Quem não gosta de um banho de imersão com pétalas, né.

20190110_224228

Composição do Sabonete de ROSA MOSQUETA E ARGILA ROSA:

Brassica campestres oleífera oil, elaeis guineesnsis oil, aqua, sodium hydroxide, rosa canina fruit oil, elaeis guineenses kernel oil, ricinus communis oil, tocopherol, kaolim, pelarmanium graveoolens, mentha piperita, rosa damascena, others.

 

Calêndula:

 

 

Não sabe nada de saboaria quem nunca trabalhou ou se banhou com a calêndula.

A versão seca da flor é muito fácil de encontrar, mas ela in natura para se comprar já é uma outra história.

Até hoje o único lugar em que avistei essa laranjíssima flor do campo foi no Jardim Amantikir, na cidade de Campos do Jordão (SP), mas que ainda não praticam o cultivo direcionado ao comércio ou mesmo suas sementes (uma pena).

A calêndula possui uma fragrância suave e que combina muito bem com diversos outros florais. Logo, esse sabonete é mais eclético para os banhos de quem não gosta de cheiros fortes.

Suas pétalas secas em meio ao sabonete induz para “A” esfoliação mais delicada. Saber que as flores estão ali, durante o seu banho, faz aumentar a sensação de bem-estar.

Ah! A calêndula aqui não é só enriquecida nas flores não, tá… há também o óleo dela extraído promove muitas funções parecidas com o zinco, recomendada para diversos tratamentos de dermatite, como a psoríase, por exemplo.

20190110_164120

Composição do Sabonete de CALÊNDULA:

Brassica campestres oleífera oil, olea europaea oil, aqua, butyrospermum parkii butter, sodium hidroxide, elaeis guineenses oil, elaeis guineenses kernel oil, vegetable oil (and) calêndula officinalis (flower)extract (and) tocopherol, tocopherol, lavandula angustifólia (lavender)flower oil, pogostemon cablin oil, others.

 

Camomila:

 

 

 

Bem, falar da camomila, além do post da própria marca dispensa maiores apresentações, né?!

De reconhecimento olfativo imediato, o sabão muito me agradou pelo olfato de fundo que me remeteu para uma mescla de trigo levemente adocicado.

Muito bom para se usar ao acordar. Isso sem contar numa propriedade peculiar presente na camomila que é o camazuleno, que ajuda a diminuir a irritação em processos pós depilatórios.

Eis uma ótima opção para presentear aquela pessoa ZEN ou que precise dar aquela desacelerada – um estojo com o duo de Camomila e Lavanda (foto exemplificativa também oferecida pela saboaria):

estojo Marie et Louis.JPG

 

20190110_224637.jpg

Composição do Sabonete de CAMOMILA:

Brassica campestres oleífera oil,  aqua, sodium hidroxide, elaeis guineenses oil, elaeis guineenses kernel oil, simmondsia chinensis oil, ricinus communis oil, tocopherol, chamomile german blue essential oil, others.

 

Néroli:

 

 

 

 

 

View this post on Instagram

SABÃO NEROLI Do desabrochar das flores das laranjeiras surgiu a inspiração para o perfume de nosso Sabão Neroli. Tem um aroma floral, cítrico e doce. Composto por Óleo Essencial de Neroli, Bergamota, Mandarina e Jasmim, traz calma, desperta a alegria e felicidade. Composto por 72% Óleo de Oliva, é muito nutritivo, emoliente e ajuda a repor os óleos que a nossa pele perde, deixando-a com uma aparência saudável e brilhante. O Óleo de Uva, também em sua fórmula, é rico em ácido linoleico e vitamina E, que ajuda na retenção da umidade na pele. Nosso sabão trata sua pele e seu aroma ainda inspira a harmonia. Comece o dia com um delicioso banho e entregue-se à beleza que está no mundo ao seu redor. . . #allnatural #artisansoap #coldprocesssoap #cpsoap #feitoamao #handcrafted #handmade #handmadesoap #naturalsoap #oleosessenciais #oliveoilsoap #sabao #sabaonatural #sabaoartesanal #saboaria #saboariaartesanal #sabonete #saboneteartesanal #soap

A post shared by Marie et Louis Saboaria (@marieetlouissaboaria) on

Esse sabonete também mantém a característica da marca em proporcionar suavidade e mostrar ao cliente os aromas naturais da botânica, já que muito difícil encontrarmos exemplos de produtos com néroli e que não seja com um perfume forte.

Eu o “farejo” bastante como quem tenta acessar os arquivos cerebrais para recordar de algo ou momento que a fragrância dele seja familiar. É tênue mas sofisticado e fez minha pele ficar mais macia.

 

Composição do Sabonete de NÉROLI:

Olea europaea oil, aqua, sodium hidroxide, elaeis guineenses oil, elaeis guineenses kernel oil, vitis vinifera seed oil, stearine, tocopherol, citrus aurantium bergamia, jasminum officinale oil, citrus nobilis peel oil (bergamot) fruit oil, citrus aurantium amara flower oil, mel extract, others.

 

Carvão Vegetal Cítrico com Óleo de Jojoba:

View this post on Instagram

SABÃO DE CARVÃO CÍTRICO COM RASPAS DE LARANJA O carvão ativado usado na receita de nosso sabão faz uma pequena esfoliação, ajuda na absorção da oleosidade e na retirada das impurezas da pele. Os Óleos de Oliva e Semente de Uva são ótimos anti-oxidantes, emolientes, nutrem e revitalizam a pele. Já os Óleos Essenciais de Patchouli, Limão Siciliano e Litsea Cubeba, ajudam no controle da oleosidade e ainda juntos formam uma fragrância cujo frescor melhora o ânimo e humor. Uma ótima maneira de começar o dia, com a pele limpa, nutrida e ótimo humor! . . . #allnatural #artisansoap #coldprocesssoap #cpsoap #feitoamao #handcrafted #handmade #handmadesoap #naturalsoap #oleosessenciais #oliveoilsoap #sabao #sabaonatural #sabaoartesanal #saboaria #saboariaartesanal #sabonete #saboneteartesanal #soap

A post shared by Marie et Louis Saboaria (@marieetlouissaboaria) on

Quando se fala em carvão vegetal ativado, muito procurado nos últimos anos, já se pensa em máscaras faciais, principalmente as argilosas, por conta da função de eliminar toxinas, não é mesmo?!

Ainda mais quando aliada ao óleo de jojoba, que ajuda a retirar o sebo e ainda ser bem umectante + a melaleuca que pode atuar como antisséptico para áreas sensíveis do  corpo.

Pois bem. Antes de tudo, eu tratei de ensaboar minhas mãos e aplicar o sabão em meu rosto, deixando agir por alguns minutos.

Desse modo é que eu percebi bastante o cheirinho cítrico, bem suave como brisa da manhã.

Em geral, meu corpo ficou com uma sensação renovada, como se uma crosta fosse removida, muito também por sua esfoliação.

… E não se assustem pela cor, porque nem mesmo a espuma solta qualquer tipo de coloração.

 

20190110_224743

Composição do Sabonete de CARVÃO CÍTRICO COM JOJOBA:

Elaeis guineenses oil, brassica campestres oleífera oil, aqua, sodium hydroxide, elaeis guineenses kernel oil, simmondsia chinensis oil, pelarmanium graveolens, kaolin, melaleuca alternafolia leaf oil, vetiveria zizanioides root oil, pogostemon cablin oil, CL77268, ricinus communis oil, tocopherol, others.

20190109_111807.jpg

 

É isso! Espero que tenham gostado e que possam incorporar a valorização dos ingredientes e de empreendedores naturais: #CONSUMOCONSCIENTE  /  #COMPREDEQUEMFAZ

AGORA, É SÓ CORRER PRO BANHO E SE DELEITAR (mas sem ser demorado hein):

Imagem relacionada

 

 

 

Anúncios