Beauty Talk II – A Missão.

Beauty Talk 2ª edição – Eu também estava lá.

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Gente, tenho amado a seleção de conteúdo desenvolvido especialmente para micro influenciadores digitais com o Beauty Talk, também agregada à Beauty Fair.

Essa é a 2ª edição e também a minha 2ª participação! Que maravilha! Para quem perdeu um pouco do que rolou no ano passado é só acessar minha resenha aqui.

E esse ano não foi diferente: Fiquei super empolgada com os palestrantes e os conteúdos que caíram como uma luva, pois não poderiam ter fisgado exemplos melhores para compor todo este bate-papo.

Vejam só os conteúdos que pude ter a graça de absorver – PROGRAMAÇÃO:

Mestre de cerimônias Karina Melo Sancinetti (@karinavsmelo) Marketing digital da Beauty Fair.

A abertura foi feita com um número de ilusionismo de Mario Kamia para metaforizar o senso de urgência que a blogosfera e o próprio sistema de comunicação requer, para engajar conteúdo, pessoas e marcas com maior destaque no cenário atual.

E sobretudo para que posts não sejam entregues a destempo, porque nem sempre o perfeccionismo é favorável.

10h ás 10h40|Bate-Papo

Carol Marra A atriz e jornalista brasileira Carol Marra é musa Redken no Brasil. Carol Marra foi a primeira mulher transgênero a trocar seu nome e gênero nos documentos. Seu caso também foi o primeiro no país a retirar a menção ao procedimento oficialmente: no seu RG está escrito que Carol Marra nasceu mulher. Esta jurisprudência está ajudando outras meninas a conseguirem o mesmo. Em ascensão na carreira artística, ela vem quebrando barreiras e conquistando seu espaço no cinema e na TV, provando que talento não tem sexo. Carol participou dos lançamentos de Glow Dry e All Soft Mega no Brasil.
Camila Ribeiro Formada em Publicidade e Marketing pela ESPM com pós-graduação em Produção Executiva para TV e Cinema, Camila, que já atuava no mercado de beleza e bens de consumo há cinco anos, iniciou sua carreira na L’Oréal em 2014, na Divisão de Produtos de Grande Público. Desde o início de 2018 está na Divisão de Produtos Profissionais, à frente de Redken. Com seu DNA ousado, urbano e atitudinal, a marca tem por missão inspirar o mercado profissional, unindo beleza e moda dentro de um universo fashion, atraindo os consumidores mais obcecados por tendência, os cabeleireiros mais conectados e os salões mais descolados.

REDKEN se fez representada por Carol Marra, 1ª transgenero a usar o nome social em seus registros e Camila Ribeiro, diretora da marca aqui no Brasil.

Com a história de sucesso iniciada nos EUA se buscou chegar na importância da marca com o público de influencers. Redken é uma das marcas do conglomerado de L’Oréal, tal como a Niely.

#Fashion – #Ciência – #Inovação foram palavras-chaves para definir o arrojo da empresa.

Camila ressaltou que como convidada pela marca pôde ter a oportunidade de conhecer todos os produtos, enquanto que Carol Marra destacou a necessidade das pessoas se diferenciarem no mercado é quebrar o status quo (ir à contramão de tendências as vezes insignificantes.

OUSAR na roupa e no cabelo. E eu, Waleska, digo mais: OUSAR na personalidade. É ela que aflorará suas próprias tendências, incluindo roupa e cabelo.

Lá, ambas destacaram que o principal foco para se destacar perante uma empresa e público é o ato de ser autêntico e de que as fotos não engaja por completo, sem que se transmita uma palavra com significância.

 

10h40 ás 11h40|Como transformar seguidores em clientes

Desenvolvimento dos perfis, imagem do Influencer Digital na internet, a importância dessas estratégias e o impacto direto sobre os resultados de seus projetos.
Tarley Silva Formado em Marketing Digital para Influenciadores e Web Celebridades. Atua como PR na Plataforma Post 2B.

Aqui também se fez críticas às fotos sem conteúdo e os chamados “recebidinhos” que não impactam como deveriam.

Isso porque há de se ter responsabilidade para se adquirir seguidores.

Também ponderou que o primeiro nicho a ser influenciado pelo blogger é a família e amigos. Em segundo lugar, os acessos são das mídias que você publica e depois os anônimos.

O importante é que o seu perfil de consumo com as demais pessoas e chamando a atenção para o fato de hoje existirem pelo menos 60 mídias sociais mundo afora.

Outro aspecto que enfatizou foi para ter uma bio bem esquematizada e completa no Instagram de descrição de quem é você, seus veículos de postagem e o que pretende.

Mais salutar ainda é a interação com seguidores e manutenção de contatos com quem você já participou.

Enfim: “Wanna be person” e “crie histórias que encantam”.

 

11h40 ás 12h20|Como trabalhar o Branding Pessoal para Alavancar a Carreira e as Redes Sociais

Se posicionar como uma marca de beleza e moda de forma consistente é mais que um diferencial na carreira, é uma condição para aumento da performance e reconhecimento profissional no mercado maduro em que vivemos. Como fazer isso na prática? Com técnicas de coaching e comunicação, Bruna Fioreti nos guia em uma jornada de autoconhecimento recheada de dicas práticas para aplicar isso na vida e traduzir nas redes sociais.
Bruna Fioreti (@brufioreti) – Master coach, jornalista ex-redatora-chefe da revista Glamour, youtuber e consultora de branding pessoal. Trabalha como business coach de empresas nos segmentos de moda e beleza, como Planet Girls e Linda de Morrer, e dedica-se a palestras, workshops e atendimentos de clientes. É fundadora do projeto Manual de Você, focado em autocoaching.

 

Super proativa, Bruna diferenciou o branding pessoal do marketing pessoal, aquele que nada mais é que tratar a si mesmo como uma marca e, por consequência, tentar controlar os rótulos que lhe são imputados.

Nisso tudo, há sempre de se questionar: O que você gostaria que dissessem sobre você? E eu mesma, Waleskita, vos respondo: De que meu trabalho e a minha pessoa tenham reconhecimento e que eu os ajude ou inspire a reconhecer o propósito de cada um.

Em palavras bem conhecidas, se passou a premissa de que a REPUTAÇÃO está ligada à REPETIÇÃO dos seus ideais.

Bruna Fioreti foi arrebatadora ao destacar uma ótima frase: “A sorte é amiga do emprenho e do trabalho“.

 

12h20 ás 13h00|Painel Creators

Criação de conteúdo com foco em empoderamento e diversidade.

 

Fabiano Okabayashi (@maquiagemdehomem) – Pioneiro no ranking de beleza masculina pelo Google, é youtuber, blogger e maquiador e comanda as redes sociais com maquiagem masculina e dicas rápidas e práticas para este público. Criador de conteúdo com foco em beleza masculina.

 

Camilla Santana (@camillasantanas) – Criadora de conteúdo com foco em cabelos cacheados. Graduanda em Mídias Sociais pela Belas Artes (SP). Trabalha com internet desde 2011 e tem conquistado um público fiel e engajado com foco em beleza e cabelos cacheados.
Paula Bastos (@parispaula) – Formada em jornalismo e aluna especial do mestrado em Mídia e Tecnologia . Fez diversos cursos livres na área de moda e comunicação digital, atuou profissionalmente em grandes agências de SP como assessora de imprensa e analista de redes sociais. Atualmente trabalha com consultoria, planejamento e produção de conteúdo para o segmento de moda na área digital. Foi colaboradora de moda do site da Revista TPM e blogueira do Brasil Post. É também autora do blog Grandes Mulheres, um dos primeiros veículos voltados para o público plus size no Brasil.
O trio levantou a questão de que trabalhar com pontos controversos (mas respeitosos), geram um perfil amadurecido de blogosfera, concernente ao empoderamento feminino, quebra de preconceitos e auto projeção.

 

14h00 ás 14h40|Como Produzir Conteúdo Que Gera Resultados

Sobre Mitos e Storytelling: qual história você conta para sua audiência? Nessa palestra, você vai descobrir como as histórias do mundo e da sua vida podem alavancar seu conteúdo ao Estado da arte.
Ricardo Cestari Ricardo Cestari Júnior é apaixonado por conteúdo e grandes histórias. Formado em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista de São Paulo, trava uma batalha diária para provar o valor dos profissionais de artes e comunicação nas empresas e garante que produtores de conteúdo serão o futuro dos negócios. Em sua jornada, já trabalhou com artistas independentes na Vevo do Brasil e estruturou do zero uma operação de marketing de conteúdo na NeoAssist, gerando mais de 200 mil reais de receita mensal recorrente para a empresa através de estratégias digitais.

 

Fez-nos retornar aos primórdios da humanidade porque os desenhos rupestres eram uma forma de comunicação com a narração de uma história, tecendo ainda conceitos sobre o mito, que na da mais é do que a motivação de levar alguém a contar uma história e que sua própria experiência pode estar ali, mesclada com o conteúdo de seus posts.

Emendou-se, assim, a teoria de Joseph Campbell em relação aos 12 Passos da Jornada do Herói, em que você mesmo pode romper barreiras e vencer o inimigo, como o próprio medo, alcançar o reconhecimento e a capacidade de se renovar em ciclos.

A caverna que você teme entrar esconde o tesouro que você busca” (Joseph Campbell).

 

14h40 ás 15h20 |Discovery Talks: Elas somos nós

Patricia Garrido Patricia é profissional de marketing com passagem por empresas como Facebook, Microsoft e Whirlpool. Já atuou em Pesquisa de Mercado, Branding, Inovação corporativa e Mensuração Digital. Hoje é Diretora de Research & Insights da Discovery.
Também aflorou o tema empoderamento feminino mais ativo porque atualmente as mulheres estão mais sensíveis aos fatos, para reivindicar  e/ou denunciar questões relacionados a hierarquia de gênero e trazendo a sujeição da mulher à tese do “chão de vidro”, além de compartilhar um vídeo super interessante de como a mulher é estereotipada pelo sexo masculino:

15h20 ás 16h00|Como Criar Tutoriais Atrativos Para Marcas de Beleza

Entenda como produzir conteúdo para as redes sociais. O passo a passo para tornar-se um microinfluenciador da Beleza.
Juliana Rakoza (@julianarakoza) – Maquiadora profissional, digital influencer e fundadora da escola de beleza para influenciadores digitais, a Beauty4Share.

 

Totalmente zen e acessível, Rakoza ensinou a fazer um tutorial de vídeo de automaquiagem ao vivo e com dicas para uma boa make, sobretudo na preparação da pele, como uso da água termal e hidratante e também o iluminador antes da base.

 

16h ás 16h40|Planejamento de Carreira

Lições da empresária que gerencia a carreira de grandes influenciadoras de moda e beleza
Ana Jacobs (@anainstyle) – Engenheira, CEO do Grupo CBB, blogueira de moda e digital influencer.

 

Irradiante como sempre, Ana Jacobs, repisou os 6 passos de investimento e engajamento ditados no CNB desse ano (post aqui):

  • autoconhecimento;
  • objetivo;
  • habilidades e qualificações;
  • foco;
  • prazos e metas;
  • sucesso somente após o trabalho.

E, claro, não poderia deixar de citar uma ótima plataforma de dicas para blogueiros e interação com outros influencers: o CBBlogers – uma verdadeira rede social da blogosfera.

 

16h40 ás 17h20O|Que as Marcas Esperam dos Influenciadores

Evolução histórica da marca de acordo com feedback digital
Izabel Alexandre Retrô Cosméticos – Engenheira ; Sócia na retrô e empresa de logística (dominalog express); Especialização em microbiologia; Especialização em logística , atuando há 20 anos no setor.

Bel Alexandre repisou a cronologia dos produtos juntamente com o crescimento e proposta da marca, tal como feito na Hair Brasil. Veja tudo aqui.

O poder da Influencer Digital na comunicação e divulgação da marca.
Regis Moriya Avenca Cosméticos – Formado em Marketing. Gerente comercial da Avenca.

Enfatizou que a marca realmente investe e atende influencers nem que seja através do SAC.

5 dicas de como potencializar uma mídia espontânea e ganhar a confiança da marca.
Janaina Hassim & Zezinho Divanah Felps Profissional – Relações Públicas e especialistas de MKT Digital.

Deram dicas de como potencializar um post orgânico, que a maioria avassaladora de blogueiras se submetem para conquistar qualquer suspiro de visibilidade, sobretudo o horário das postagens e o uso das hashtags.

 

Importância do youtube e influenciadoras na estratégia da Niely.
Raissa e Nelsinho Agência Snack, responsáveis pelo gerenciamento do canal do Youtube da Niely.

Explanaram sobre os programas de patrocínio e meios de proximidade com blogueiras, incluindo o jornal de beleza Diva News.

 

17h20 ás 18h00| Overview;

Como os influenciadores mudaram a moda e o mundo e como eles podem impactar as marcas“.
Mônica Salgado (@monicagsalgado) – Influencer Pos2B, jurada da Cannes Lions categoria Social & Influencir, Ex-diretora de redação da revista Glamour e palestrante, jornalista e repórter do Video Show;

 

Bom, sou suspeita para falar de Mônica Salgado, a única editora de redação que me fez ler sua carta ao leitor antes de qualquer matéria e me sentir tocada com todo o seu contexto, como se me conhecesse e estivesse a narrar algo metafórico exclusivamente para mim. Como um guru.

E me fez descobrir um gosto pela moda que estava guardado em mim e não sabia rsrsrs.

Aliás, esse foi um dos aspecto abordados em sua palestra, conduzida de forma bem direta e com uma energia sarcástica que lhe é peculiar, tal como nos vídeos que divulga em seu Insta.

Assim, teceu considerações dos primórdios da moda desde os Impérios até os dias atuais, sobretudo a tendência que se eternizará de street style e toda a democratização da moda trazida com a era digital a estimular o consumo para errar ou acertar em tendências, tudo com uma finalidade hoje percebida pela maioria dos estilistas e revistas que ainda vingam no tocante à humanização a aproximar mais essa relação entre marca, tendência, consumo e uso.

 

RECEBIDOS DO EVENTO:

Pela participação eu ganhei uma ecobag bem maleável e dupla face (azul e rosa) contendo: um condicionador bomda da Niely Gold; o Creme Mágico da Retrô Cosméticos; o Xintense nutritive treatment da Felps Profissional; um sabonete esfoliante com a máscara bolha da Avenca (xavequei a máscara Golden também) e um espelhinho da Capricho à Toa Brechó – que ao final do evento promoveu um desfile de moda bem verãozão.

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FINALIZANDO…

Ainda tenho muito o que percorrer para conquistar as metas e o retorno, sobretudo financeiro que almejo. Mas a absorção das dicas e os insights veem como galopadas em minha mente. Depois desses talks eu fico com uma brainstorm do ca**te.

Uma vontade de colocar tudo em prática ao mesmo tempo, porém tudo tem um custo, né.

Ainda assim e o melhor de tudo é que estes talks são inteiramente motivacionais… Que para mim soa como um verdadeiro startup de querer alavancar a vida.

 

É isso aí. Agora vou correndo aproveitar os 4 dias de Beauty Fair e contar para vocês tudo o que rolou e quais estão sendo as tendências investidas no mundo dos cosméticos/beleza.

 

Afinal, se é beleza com toda a versatilidade cultural que você quer, então você encontra aqui.

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E durante os próximos dias, eu divulgarei várias fotos que tirei do que rolou por lá.

 

AQUI FICAM OS MEUS CUMPRIMENTOS A TODOS OS PALESTRANTES E PATROCINADORES E RESPECTIVAS ASSESSORIAS DE MARKETING QUE ALIMENTAM AS NOSSAS ESPERANÇAS DE UM TRABALHO DIGNO, RECONHECIDO E PROFISSIONALIZANTE DE BLOGUEIROS E, ESPECIALMENTE À BEAUTY FAIR POR ABRAÇAR A IDEIA PARA DESENVOLVER UM EVENTO COMO ESSE QUE SÓ TENDE A CRESCER.

Outros extras que se interligaram com o evento – trilha musical e livro:

Livro O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell /Amazon – R$ 33,90;