Quem Mexeu no Meu Queijo? de Spencer Johnson, M.D.

IMG_0933.JPG

Não pensei num livro mais prático e aplicável neste começo de ano senão a obra Quem Mexeu no Meu Queijo? Leitura esta adotada por várias empresas multinacionais, tais como a Apple, Bausch & Lomb, Bristol Myers Squibb, Citibank, Dell Computers, General Motors, Goodyear, Hewlett-Packard, Hilton, IBM, KPMG, Kodak, Mercedez-Benz Nestlé, Pepsi, Procter & Gamble, Xerox etc.

IMG_0926.JPG IMG_0928 Trata-se de um livro motivacional, com abordagem simples e com metáfora bem objetiva, principalmente no aspecto profissional, propondo uma reflexão imediata acerca da necessidade de buscarmos novidades e melhorias em nós mesmo, enfrentando o medo e todos os demais desafios com maior naturalidade.

Afinal, a própria humanidade nos atribuiu a responsabilidade do status de sermos seres com alta capacidade intelectual e de constante evolução, não é mesmo?!

A história proposta por Spencer Johnson, com comparativos de comportamentos entre dois ratos e dois duendes, gira muito em torno das consequências do comodismo e como devemos perceber a hora de repensarmos nossas atitudes para que não fiquemos reféns da necessidade e da ignorância.

Como mencionei, a metáfora é muito simples, de poucas páginas e letras em tamanho IMG_0934.JPGconsiderável, sem desculpas para não ler.

Por isso, terei de me deter em comentários, mas se eu chefiasse uma equipe, com certeza também encomendaria exemplares para todos que me cercassem.

O mundo é um labirinto pela qual termos de seguir, de procurar, de almejar, até encontrar o que se busca, tornando isso uma constante e nunca um ponto para estagnações.

Eu sempre procuro por um “Posto N” e você?!

Faz tempo que ei li, mas jamais poderia deixar de recomendar e muito a leitura.

Esta obra fez com que um autor, Deepak Malhotra, abordasse um outro posicionamento, pelo livro intitulado “Eu Mexi no Seu Queijo“, daqueles que se recusam a viver como proposto na obra em destaque, mas confesso que ainda não li por não ter encontrado um exemplar até mesmo em sebos.

IMG_0929 IMG_0932

 

Ficha técnica:

Título original: Who Moved My Cheese?

Editora: Record

Tradução: Maria Clara de Biase

Gênero: Corporativo / Autoajuda

ISBN: 85-01-05402-X

Edição: 38ª Edição – 2003

Páginas: 107

IMG_0935.JPG

