Aparições no pinheiro

O feriadão já passou e espero que tenham descansado e refletido bem.

No entanto, eu acabei por esquecer de compartilhar algo que registrei há pouco tempo e que nos faz pensar sobre a necessidade de preservação da natureza porque tudo tem um significado, principalmente no tocante à cadeia alimentar.

Não é de hoje que, durante a noite (às vezes de dia também) que ouço quase que ininterruptos piados de algo que eu presumia se tratar de um gavião, perto de minha casa, espreitando um pinheiro disputado como moradia para vários pássaros, tais como bem-te-vis, sabiás, sanhaços, cambacicas, rolinhas etc.

E como eu confirmei se tratar de um gavião apenas com o jeito que ele piava em minha direção num breu?

Tem um pássaro safadinho que costuma dar as caras por aqui somente aos domingos rsrsrsrs

IMG_6107 IMG_6106

Minha irmã logo percebeu ser um Anú Branco. Consegui fotografar apenas um, mas estavam em três e são predadores também. Conferimos no site WikiAves e… dito e feito: era mesmo um Anú Branco e percebam o canto dele no site! Eles já anunciaram presença uma vez, mas eles costumam vir na surdina mesmo, um pouco estabanados entre os galhos do pinheiro, mas quietos.

Ele não parece com aquele personagem do antigo programa infantil Rá-Tim-Bum, o “Professor Miguilim”? rsrsrsrs

E foi lendo sobre este curioso pássaro que percebi que eles intimidam até gaviões que circundam em suas áreas… Um em específico e… EURECA: descobri a espécie do gavião que ronda por aqui: um belíssimo gavião-carijó. O piado, também inserido no WikiAves é igualzinho ao que escuto por aqui, porque o piadinho dele é desafinadinho mesmo, muito engraçado. Nem me incomodo muito de escutá-lo durante a madrugada rsrsrs

E assim, com estas imagens tão singelas em meio a esta selva de pedra que lhes desejo um ótimo final de semana!

