ENEM 2015 – Capítulo de hoje – Atrasadinhos: o retorno do retorno.

As notícias são praticamente reprisadas todos os anos. Sempre a mesma ladainha de prodígios do relaxo que não se prestam a chegar antecipadamente no horário para realizar as provas do ENEM, se desesperando para adentrar aos recintos universitários após o fechamento pontual dos portões.

2ª chance ou quebra-galho? Nem pensar! Não seria justo com aqueles que realmente se esforçaram na dedicação, compromissados com o futuro que se busca, daqueles que seguem à risca as instruções para conhecer previamente o endereço de onde farão as provas e calcular com larga folga o tempo de percurso e as formas de como se chegar até lá, também com antecedência.

Como concluir ou admitir que uma pessoa se prepare nos estudos por um ano inteirinho, se inscreve para tal exame, faça todos os preparativos e tudo o mais, que dependa praticamente deste recurso para ingressar numa faculdade, de maneira consideravelmente vantajosa e não ter competência até mesmo para comparecer ao local da prova por questões de horário?!

É engraçado que pessoas ainda tenham a pachorra de dizer que tudo o que fizeram contra elas fosse uma palhaçada, se notar que elas mesmas quem armam o próprio picadeiro e atraindo um espetáculo para que assistam ao show de imbecilidade onde elas mesmas são as palhaças.

Prova disso é culpar o motorista de ônibus e o trânsito de um bairro ao outro… Vai convencer quem?!

Vanderlei maratona

Para inspirar nossos “estudantes maratonistas”

Sinceramente, é a maior prova de burrice e mancada consigo mesmo e seu já temeroso futuro. Nem adiantava mesmo fazer a prova. Acho que estes atrasadinhos deveriam aceitar isto como um sinal de que seu eventual gabarito pudesse ser um desastre. Uma mensagem do destino que assim poderia se exteriorizar: “Fulano, volte pra cada e estude mais, ok!”.

Não sou falsa… Falsidade não é um adjetivo aplicável a mim e, por isso, confesso que dou gargalhadas com isso, aquela risada de inconformismo de tantas desculpas esdrúxulas. É o transporte que demorou; examinando que se perde no caminho (ele é o perdido, né); é aquele atrasa só por segundos.

E quanto mais eu pesquiso sobre, mais espantada eu fico com as desculpas. Teve gente que chegou atrasada porque estava na 25 de Março durante a manhã… Oi?!

Conclui-se que o despreparo educacional de nossos jovens é I M E N S O !

O despreparo é tanto que uma pessoa me perguntou no metrô se eu teria uma caneta preta para lhe dar, pois precisava realizar a prova!

Mas de artes cênicas, muitos examinandos parecem ter potencial, porque a reação de abrir berreiro e todo o escândalo é enorme… Sem sucesso.

E estes estudantes mal se conscientizam de que as poucas noites de sono durante o vestibular seja apenas o início de outras longas noites que também exigirão sacrifícios a posteriori.

E sabe o que me revolta mais? O fato dos atrasadinhos levarem vantagem, sendo contemplados com bolsas de estudo em cursinhos, enquanto que outros fazem uma jornada desumana (por erro de inscrição) para realizar o exame, tal como ocorreu ano passado, conforme matérias destacadas a seguir:

http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/atrasada-do-enem-ganha-bolsa-de-estudo-apos-entrar-em-desespero-14509393.html

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/11/apos-errar-cidade-em-inscricao-do-enem-jovem-percorre-648-km-no-ac.html

Estes alunos mais carentes e esforçados (e que chegam no horário da prova, tá) é quem deveriam ser agraciados por tais benesses!

Mesmo crescendo o índice de estudantes que necessitam continuar, infinitamente, os seus estudos, por conta da qualificação profissional, muitas pessoas simplesmente não vislumbram importância em estimar o intelectual ou esgotar quaisquer esforços, deixando de prestam o temido ENEM para se dedicar ao NENÉM, outro entrave sociológico recorrente no país, senão o aumento do índice de mães adolescentes sem condições robustas de criar seus filhos que, muito provavelmente, crescerão com uma cultura e poder de conhecimentos ainda mais frágeis.MEC ENEM

Agora é só aguardar os próximos capítulos polêmicos de fraudes e irregularidades para que o MEC faça o possível para burrocratizar mais e mais este exame e dificultar ao máximo a utilização da pontuação do ENEM para o ingresso destes alunos às faculdades.

Evidente, né! Quanto mais instruída for a população, mais dificultoso se torna o escárnio funcional de nossos representantes.

Mais em:

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/drama-dos-atrasados/

https://br.noticias.yahoo.com/fotos/os-atrasados-do-enem-candidatos-fazem-de-tudo-para-entrar-nos-locais-de-prova-slideshow/enem-2015-photo-1445707791130.html

http://www.meionorte.com/mobi/noticias/candidato-e-visto-bebendo-cerveja-antes-do-enem-me-desperta-281070

http://tv.diariodonordeste.com.br/video/cidade/na-uece–personagem-faz-critica-humorada-aos–atrasados-do-enem-/b115e44fa7b0d1fed99afab8b999a118

http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2015/10/tive-que-ir-para-25-diz-candidata-que-perdeu-enem-por-um-minuto.html

http://metropolitanafm.uol.com.br/novidades/entretenimento/enem-2015-estrelando-a-saga-dos-atrasados

Anúncios