Busca Implacável – trilogia

TakenComo ontem foi o Dia dos Pais, somente do ponto de vista comercial, já que pai é pra todo o sempre, não teria como deixar de mencionar um filme que e eu adoramos: Busca Implacável –  a trilogia.

Confesso que o aparelho aqui de casa rodaria este filme até mesmo sem precisar da mídia, de tanto que os filmes já foram assistidos, principalmente o primeiro.

Lembro-me da primeira vez que assistimos o filme. Estávamos tão entretidos (eu adoro tirar um dia só para assistir filmes) que pausamos o filme para almoçar e continuamos em seguida.

Daqui se extrai um dos trechos que viraram referência e bordões no mundo do cinema, numa fala do personagem Brian Mills, protagonizado por Liam Neeson:

Eu não sei quem você é. Eu não sei o que você quer. Se você está procurando um resgate, eu posso te dizer que eu não tenho dinheiro, mas o que eu tenho é um conjunto de competências; habilidades que adquiri ao longo de uma carreira. Habilidades que faz de mim um pesadelo para gente como você. Se você deixar minha filha ir agora, isso acaba aqui. Eu não vou te procurar, não vou te perseguir. Mas se você não fizer isso, vou procurar você, vou te encontrar, e eu vou te matar!”

Além da resposta breve, falada pelo sequestrador: “Boa sorte!

Já comentei por aqui que Liam Neeson é um ótimo ator no gênero ação. Quando o vejo no elenco, já presumo que o filme seja bom.

Desta trilogia, o que mais gosto mesmo é o primeiro filme da franquia, abordando o sequestro da filha de um ex-agente americano, numa insegura excursão à Europa, sequestro este destinado ao tráfico internacional de mulheres.

A sequência também é muito boa… Todo o plano de vingança, arquitetado pelo pai de um dos traficantes que Bryan matara no primeiro filme, para caçar Bryan e matar sua família.

Já o terceiro, em que o fazem colocar na cena do crime em relação à morte de sua ex-esposa, falha em alguns pontos, de como Bryan consegue fugir do banheiro feminino em que estivera encurralado, por exemplo. Aí, o filme deveria mudar completamente de nome, passando para Fuga Implacável, onde o protagonista é muito mais perseguido a que se fazendo de perseguidor, mas também é bom, porém com o alerta de que talvez seja melhor nem cogitarem numa continuação.

Confira os trailers:

Sinopse (1): Bryan Mills (Liam Neeson) é um ex-agente do governo, que deixou o emprego para que pudesse passar mais tempo com Kim (Maggie Grace), a filha que teve com sua ex-esposa Lenore (Famke Janssen). Ele passa então a trabalhar com antigos colegas, realizando serviços leves de segurança particular. Um dia Kim pede ao pai autorização para que viaje a Paris com uma amiga, a qual é negada pelo fato de que Bryan sabe bem os perigos que ela correria em um país estranho. Isto não a impede, fazendo a viagem assim mesmo. Só que o temor de Bryan se concretiza, já que logo após a chegada Kim e sua amiga desaparecem.

Elenco: Liam Neeson, Maggie Grace, Famke Janssen, Xander Berkeley, Katie Cassidy, Leland Orser, Olivier Rabourdin

Sinopse (2): O ex-agente da CIA Bryan Mills (Liam Neeson) está separado de Lenore (Famke Janssen), mas se mantém sempre próximo da filha Kim (Maggie Grace). Um dia, ao pegá-la para mais uma lição de direção, Bryan vê o atual namorado de Lenore deixar a casa dela às pressas. Logo descobre que ele cancelou uma viagem à China, onde Lenore pretendia passar um período de descanso ao lado da filha. Bryan convida ambas a encontrarem com ele em Istambul, na Turquia, onde terá que realizar um serviço nos próximos dias. Elas topam e o encontram na cidade. O que Bryan não esperava era que Murad Krasniqi (Rade Serbedzija), o pai de um dos sequestradores mortos por ele ao resgatar a filha, deseja vingança. Para tanto elabora um plano onde não apenas Bryan corre risco de morte, mas também a filha e a ex-esposa.

Elenco: Liam Neeson, Maggie Grace, Famke Janssen, Rade Šerbedžija, Leland Orser, Luke Grimes

Sinopse (3): O ex-agente do governo norte-americano Bryan Mills (Liam Neeson) tenta tornar-se um homem família, mas vê tudo ruir quando Lenore (Famke Janssen) é assassinada. Acusado de ter cometido o crime, ele entra na mira da polícia de Los Angeles. Desolado e caçado, ele tenta encontrar os verdadeiros culpados e proteger a única coisa que lhe resta: a filha Kim (Maggie Grace).

Elenco: Liam Neeson, Forest Whitaker, Famke Janssen, Maggie Grace, Dougray Scott, Sam Spruell, Leland Orser

