O porquê do Brasil ter conquistado o 3º lugar no Pan-Americano

Pachi_1E aí, o que acharam do desempenho do Brasil nos jogos Pan-Americanos de Toronto?

Sinceramente, acho que poderia ter sido melhor, tinha o dever de ter sido melhor, mas nada contra os atletas e sim contra o precário investimento que temos no esporte e na valorização do esforço do próprio brasileiro, investimento este que, em verdade, sempre foi deficiente em TODAS as necessidades do país, né… Onde só não há espaço para erradicação da corrupção, que nos extirpa tantos direitos e expectativas de uma vida melhor e mais digna.

Enfim, o Brasil conquistara o 3º lugar, com o total de 141 medalhas no quadro geral. EIMG_5145 só conseguira tal resultado porque 123 atletas são militares e muitos que não eram, participaram de treinamento militar básico, com instrução sobre códigos de conduta, tal como matéria veiculada pela Revista Istoé, de 22/07. Por isso que vimos tantas continências em pódio (o que achei muito honroso)… porque quem realmente não era militar, batia continência por respeito à pátria e em consideração ao treinamento que tiveram.

O Brasil tivera um rendimento menor de medalhas, inclusive de ouro, em relação aos Pan-Americanos das duas últimas edições passadas, ou seja, após 8 anos, poderíamos ter superado a marca;

Não foi nem mesmo superado o número total de medalhas da competição ocorrida no Rio de Janeiro, onde todo o complexo esportivo foi abandonado, mesmo com a cidade eleita (sabe-se lá como) para sediar as Olimpíadas no próximo ano!

Aliás, obras abandonadas por aqui é o que não falta.

E sim considerar que tais jogos abrangem somente os continentes americanos, sem contar com outras grandes potências.

Jogos Pan-Americanos Toronto (2015):

PAÍSES TOTAL
Estados Unidos Estados Unidos 103 81 81 265
Canadá Canadá 78 69 70 217
Brasil Brasil 41 40 60 141
Cuba Cuba 36 27 34 97

Jogos Pan-Americanos Guadarajara (2011):

Ouro Prata Bronze Total
1Estados UnidosEstados Unidos 92 79 65 236
2CubaCuba 58 35 43 136
3BrasilBrasil 48 35 58 141
4MéxicoMéxico 42 41 50 133

Jogos Pan-Americanos Rio de Janeiro (2007):

País Ouro Prata Bronze Total
Estados UnidosEstados Unidos 97 88 52 237
CubaCuba 59 35 41 135
BrasilBrasil 54 40 67 161
CanadáCanadá 39 43 55 137

No Brasil, o esporte caminha onde professores das escolas de ensinos fundamental e médio faltam o tempo todo. Professores da disciplina de Educação Física, curso que vem aumentando gradativamente, são os que mais faltam nas redes públicas e, quando comparecem, jogam algumas bolas aos alunos para correrem de um lado ao outro da quadra (quando bem estruturada), mal lhes ensinando técnicas, regras, aquecimento e relaxamento, etc.

Aí, a criança cresce ainda com o sonho enraizado e consegue se tornar atleta sem incentivo algum, na maioria das vezes. Por vezes, temos atletas dedicados que conseguem a medalha, sem mesmo ter patrocínio ou qualquer tipo de recurso.

Não raro vermos notícias de judoca que mal tem condições de adquirir o próprio kimono, de corredor que mal tem pista adequada ou mesmo tênis para praticar, dentre tantas outras histórias.

Para um país que acha ter feito muito em preparar boa parte de seus atletas em treinamentos militares de alguns aninhos pra cá, com intuito de obter um rendimento exemplar para os Jogos Olímpicos de 2016 e sem corrigir erros do passado e que se perpetuam,  é de se concluir que o Estado brasileiro espera por uma vergonha anunciada, advinda de mais uma péssima ideia de mascarar a falta de ordem e progresso no país, muito decorrente da péssima chaga que carregamos e que poucos brasileiros de boa índole e vontade conseguem desvencilhar – o oportunismo conveniente e desonestidade.

E como me dói ter de reconhecer tudo isto, mas é a realidade e não quero mais pertencer a ela. Por isso, me expresso desta forma para que meu sentimento sirva de “corrente” para muitos e que possamos contribuir na reversão deste quadro, porque há sempre o que melhorar ou buscar.

Portanto, eu gostei do resultado, mas podemos ser melhores, se tivermos um Governo honesto com sua nação.

Mais em: http://espn.uol.com.br/video/531222_superacao-derrota-e-recordes-com-141-medalhas-veja-o-balanco-do-brasil-no-pan-de-toronto

http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/pan-americano-guadalajara-2011/quadro-de-medalhas.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2007/jogospanamericanos/quadro_de_medalhas-2007.shtml

http://esportes.estadao.com.br/olimpiada/pan-americano/2015/quadro-de-medalhas/

Anúncios