Operação Valquíria – Es lebe das heilige Deutschland!

“Aqueles homens confundem respeito com popularidade. O Exército fez um juramento que não morrerá com Hitler”

“Es lebe das heilige Deutschland! ” (Vida Longa para a sagrada Alemanha!)

19894012.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Este filme pra mim é um dos melhores que retrata um momento real e talvez desconhecido de muitos – uma conspiração criada entre o próprio grupo de soldados nazistas que já percebiam o desvirtuamento dos objetivos de Hitler, principalmente na proporção dos genocídios cometidos e pelo aniquilamento da democracia, almejando estes um novo destino à Alemanha, qual seja, a morte do então Chanceler Adolf Hitler, liderada pelo Coronel Claus von Stauffenberg (interpretado por Tom Cruise), para libertar o próprio país da Guerra e negociando uma rendição com inimigos, quando soviéticos já estariam mais próximos, retratado no filme A Queda – As últimas horas de Hitler.

Stauffenberg fora fuzilado pela prática de traição, em julho de 1944.

Mesmo fracassando, há de se levar em conta que tal plano fez com que a situação de Hitler perdesse força, com um pressentimento de que sua efetiva morte e derrota estaria prestes a acontecer e que, de fato ocorreu, em menos de um ano da “operação” da resistência alemã viria o término da 2ª Guerra.

Esta versão também é baseada no livro que leva o mesmo nome, escrita por Philipp von Boeselager, que foi um dos jovens oficiais a participar do complô contra Hitler.

Atualmente, Stauffenber e outros membros da resistência alemã são vistos praticamente como heróis.

Destaque também ao ator Bill Nighy, já que gosto muito de suas atuações… É uma pena Hollywood não explorar seus dotes artísticos e também ao figurino.

Confira o trailer:

Ficha Técnica:

Sinopse: 2ª Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.

Título Original: “Valkyrie

Diretor:  Bryan Singer

Produção: Christopher McQuarrie, Bryan Singer, Gilbert Adler, Chris Lee

Distribuição: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)

Gênero: Drama / Biográfico

Elenco:  Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Carice van Houten, Terence Stamp

Lançamento: 25/12/2008

Música: John Ottman

Figurino: Joanna Johnston

Fotografia: Newton Thomas Sigel

Desenho de produção: Lilly Kilvert

Duração: 120 min.

Classificação: 14 anos.

Mais em: http://www.dw.de/atentado-contra-hitler-lembra-import%C3%A2ncia-da-resist%C3%AAncia-alem%C3%A3/a-17792813

Anúncios